sábado, 1 de maio de 2010

O Medo de Escrever

Há dois anos atrás criei este Blog para compartilhar um pouco das minhas experiências com o Tremor Essencial e de alguma forma servir como um farol para quem por ventura caísse neste longínquo pedaço de algum lugar da internet.

Tenho voltado ao Blog Mãos Trêmulas sempre em rápidas visitas para ler os relatos e histórias das pessoas que passaram por aqui. Posso dizer até que fiz algumas novas amizades trocando informações sobre os tremores e suas “situações”. Sempre me faltou um pouco talvez de inspiração para tentar postar algo novo.

Gostaria de começar com um forte abraço a cada um que contou um pouco das suas dificuldades e a todos que enfrentam bravamente suas limitações e fazem da palavra SUPERAÇÃO uma máxima em suas vidas.

Os problemas que enfrentamos no nosso dia dia em função dos tremores são os mesmos. Basta olhar no Mural de Recados aqui do blog que com certeza você vai achar uma história que se parece com a sua.

Não sou nenhum especialista e infelizmente não tenho a solução para este problema. O que posso fazer é apenas compartilhar um pouco de como tenho superado as dificuldades nestes anos.

O que me motivou a escrever novamento foi principalmente ter observado a grande incidência de Fobias que aparecem como consequencia dos Tremores Essenciais.

É para quem enfrenta o pânico de escrever que resolvi falar mais um pouco.

Você sabe como é difícil escrever na frente de outras pessoas, passar por avaliações escritas, assinar o próprio nome, enfim... Situações em que parece que vamos ter um infarto ou algo parecido.

Estas situações não são próprias do Tremor Essencial em si, mas sim conseqüências das más experiências que já passamos, em geral no inicio, quando a doença ainda começa a se manifestar.

Quem não se sentiu observado, avaliado... Como se todos estivessem reparando na sua “tremedeira”?

Alguém já riu de você por tremer?

Já se sentiu de alguma forma o centro das atenções, como se fosse um E.T. ou algo parecido?

É isso!!!

Por isso você, hoje, não consegue assinar na frente de outras pessoas... Tem Pânico em escrever com outras pessoas te olhando. Ou treme muito ao levar o copo ou xícara á boca quando tem pessoas à sua volta.

São quadros de Fobia Social.

Você tinha um tremorzinho fraquinho, mal dava bola. Certo dia você se sentiu humilhado ou envergonhado por alguém que percebeu o seu tremor e riu de você, te ridicularizou ou te expôs a uma situação muito desagradável. Talvez você nem se lembre destas situações terríveis, mas provavelmente elas aconteceram. Você estava escrevendo, assinando, ou fazendo algo que exigisse precisão e alguém reparou.

Hoje, quando você se vê em uma situação semelhante, revive aquela sensação, ampliada algumas milhares de vezes pela ansiedade – SERÁ QUE VOU CONSEGUIR??? (tuc tuc tuc tuc – coração disparando) Todos estão me olhando... Reparando no meu tremor...

Já passou por isso??

Entendo perfeitamente o que você passa no seu dia dia.

Não é NADA fácil!!

É LIMITANTE!!

É CONSTRANGEDOR!!

MAS...

É o SEU problema!!!

Não é um caso que você viu por aí: “ Tem um vizinho meu que treme as mãos quando vai escrever... Quase não consegue, tem a letra toda tremida...

NÃO!!

É VOCÊ!!! É o SEU problema!!

Não adianta você dizer Um Milhão de Vezes para si mesmo que não admite ter algo assim. Que não deve contar pra ninguém. Que é um segredo seu a ser guardado e escondido a sete chaves. Que não admite ter um problema que limite as suas capacidades. – VOCÊ TEM ESTE PROBLEMA E ELE LIMITA E DIFICULTA A SUA VIDA!!! Por que não falar sobre isso?

Desculpe esta maneira meio rude de escrever, mas neste tempo, desde que publiquei este Blog, recebi muitos e-mails de pessoas que como eu fizeram as mesma perguntas, sofreram pelos mesmos motivos e, assim como eu, apresentaram um espírito de inconformidade e revolta muito grande.

Como relatei no meu primeiro POST, estas perguntas, esta revolta me fez passar por diferentes especialistas, filosofias e curandeiros... A única coisa que descobri nesta jornada de enfrentamento é que o melhor remédio é a aceitação. A verdade. A humildade.

Como tirei minha habilitação? Como passei no psicoteste?

Na verdade, eu não passei! Mas tirei minha habilitação mesmo assim.

Como assinei meu nome no dia do meu casamento?

Na verdade, eu não assinei. Mas casei mesmo assim.

O que eu fiz?

Aceitação, Verdade e Humildade.

Você vai se surpreender como as pessoas são abertas e dispostas a lhe ajudar se você se abrir, se mostrar Honesto e Humilde.

Ainda na adolescência, quando percebi que assinar estava sendo um problema, reuni toda a minha força interior e fui renovar minha carteira de identidade com um só objetivo: Mudar minha assinatura. Minha assinatura era por extenso, assinatura ainda de criança, toda tremida. Aproveitei para criar uma rubrica extremamente simples e rápida de fazer. Treinei em casa uma forma de apoiar o pulso na mesa para dar firmeza e fui para o órgão expedidor da minha cidade. Expliquei o meu caso, que sofria de fobia social e não conseguia assinar na presença de outras pessoas, pedi um lugar reservado e assinei. Uma assinatura simples facilita MUITO.

Habilitação:

Como já havia procurado vários especialistas, pedi ao neurologista uma declaração dizendo que eu sofria de Tremor Essencial, que este problema faz com que minhas mãos tenham um tremor de baixa intensidade que limitam minha velocidade de escrita e fazem com que minha letra pareça trêmula. Na mesma declaração o médico afirmou que esta doença não limita de forma alguma meus reflexos motores, não influencia no meu equilíbrio e não interfere na minha capacidade de dirigir veículos ou qualquer outra tarefa do cotidiano.

Antes da prova, pedi á psicóloga responsável por aplicar o psicoteste para falar em particular. Expliquei o meu caso, entreguei a declaração e pedi a opinião dela sobre o que eu deveria fazer. Ela mandou que eu fizesse o teste normalmente e que ela não iria levar os tremores em conta na sua avaliação. Fui aprovado.

É claro que você corre o risco de pegar um examinador “casca grossa”, incapaz de compreender sua dificuldade. Neste caso também tem saída: a CNH Especial.

O Detran indica uma lista de clínicas credenciadas que poderão te examinar e emitir um laudo sobre a sua capacidade ou não de dirigir. Procure um neurologista cadastrado e converse com ele. Nesta alternativa é provável que você retire uma Carteira Especial – para pessoas com algum tipo de necessidade especial. Mas não há do que se envergonhar. Você TEM um problema que pode impedir a sua aprovação no psicoteste então use este que é um direito seu. É duro, mas temos que ACEITAR nossas fraquezas.

Casamento ou outras situações em que é preciso assinar:

Dois dias antes do meu casamento fui conversar com o padre em particular. Contei á ele que sofria de Fobia Social, que tinha pânico em escrever na presença de outras pessoas e que estava muito nervoso só de pensar em ter que assinar o nome na frente dos convidados. Pedí seu conselho. O padre se mostrou muito interessado, pediu detalhes e contei-lhe algumas historias de como este problema torna as coisas difíceis para mim. Muito compreensivo o padre sugeriu que eu fingisse que assinava na hora das assinaturas e que eu o fizesse no dia seguinte, sozinho em sua sala. Resolvido o problema! Minha ansiedade sumiu e tudo correu na perfeita paz.

Outras tantas ocasiões agi da mesma forma. Humildemente expliquei que sofria de Fobia Social, pânico de assinar com outras pessoas olhando, e pedi se não poderia assinar em um local reservado. Banco, cartório, comércio... Nunca recebi um não como resposta. No máximo acharam graça ou pediram mais detalhes. Nestes casos ria junto. Com o tempo até passei a achar graça também.

Estas práticas vão agindo na sua cabeça. Aquele problema enorme vai ficando pequeno, fácil de ser resolvido. Com o tempo deixei de sentir aquela ansiedade “vou ter que assinar, e agora??” . Simplesmente sumiu. Chegava na hora de assinar, me explicava, pedia um cantinho reservado e pronto. Em pouco tempo todas as pessoas do meu convívio já sabiam da minha dificuldade e eu nem precisava mais pedir. Gerente e caixa do banco, a moça do cartório, etc...

Você vai perceber que as pessoas são compreensivas e que não exigem que você tenha uma letra perfeita ou que assine sem exitar. Você não é perfeito! Ninguém é! Todos tem alguma dificuldade, frustração ou algum tipo de doença. Não é o fim do mundo.

O tremor essencial é um problema neurológico, mas é um problema pequeno. Na verdade é muito pequeno. O seu grande inimigo é o medo que você tem de não parecer uma pessoa normal para os outros. É ele que lhe limita e que dificulta a sua vida. E você vai descobrir isso.

Basta assumir, dizer a verdade e ter humildade – Eu tenho um problema NEUROLÓGICO que faz minhas mãos tremerem. Tenho um problema psicológico, uma fobia, que me dá pânico ao ter que assinar meu nome. Preciso de uma ajuda. Poderia me ajudar? Você permitiria que eu assinasse em um lugar reservado?

Você não tem nada a esconder de ninguém, não deve nada a ninguém.

Assim, como que misteriosamente, o problema vai diminuindo. No meu caso, praticamente sumiu.

Repito, não estou bancando o psicólogo ou especialista. Na verdade, estas foram as conclusões que cheguei baseado na minha própria vivência, nas minhas experiências pessoais. Pode ser que para você isso seja um grande amontoado de bobagens, afinal cada pessoa tem sua história de vida, cada caso tem suas características próprias. Se você tem estes “sintomas” de Fobia Social em decorrência dos tremores essenciais, aconselho mais uma vez a buscar ajuda de um bom psicólogo, de preferência que tenha conhecimentos de programação neurolinguistica, que foi o meu caso. Ele vai poder te ajudar muito a amenizar os seus problemas.

CURIOSIDADE:

A grande maioria das pessoas que conheci com tremor essencial são canhotos (inclusive eu).


Comente e conte um pouco da sua história também!!


Um Grande Abraço a Todos!!


256 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 256 de 256
Unknown disse...

Quero compartilhar meu testemunho sobre como eu tenho um cartão de BLANK ATM que mudaram minha vida hoje. Eu estava vivendo na rua onde as coisas eram tão difíceis para mim, até mesmo para pagar minhas contas era muito difícil para mim eu tenho que estacionar fora do apartamento que eu estava vivendo e começar a dormir na rua em Las Vegas. Eu tentei tudo que eu poderia fazer para garantir um emprego, mas foi tudo em vão. Então eu decidi procurar através do meu telefone para os trabalhos on-line onde eu tenho um anúncio em Hackers anunciando um cartão de ATM em branco que pode ser usado para cortar qualquer ATM em todo o mundo, eu nunca pensei que isso poderia ser real porque a maioria dos anúncios na internet são Baseado em fraude, então eu decidi dar-lhe uma tentativa e olhar onde ele vai me levar se ele pode mudar minha vida para sempre. Eu entrei em contato com esses hackers e eles me disseram tudo que eu precisava para obter o cartão. E eles também têm tudo o que é preciso para entregar o cartão em 48 horas para mim, se eu estou interessado em obter um de lá cartão, aceitei e decidi ir para um. Isso é real e não é um golpe para me ajudar. Para cortar história curta eu solicitei o cartão de ATM em branco e ele foi entregue a mim em 2 dias e eu fiz isso como me foi dito e hoje a minha vida tem mudar de um caminhante de rua para viver em uma boa casa, não há máquina ATM MÁQUINAS Este BLANK ATM CARD não pode penetrar porque foi programado com várias ferramentas e software antes de ser enviado para você. Minha vida realmente mudou e eu quero compartilhar isso com o mundo, eu sei que isso é ilegal, mas também uma maneira inteligente de viver Grande porque o governo não pode nos ajudar, então temos que nos ajudar. Se você também quiser este CARRO EM BRANCO DO CARRO Eu quero que você entre em contato com o Sr. Wandy via seu e-mail wandyhackersworld88@gmail.com

don peter disse...

Eu tenho o meu cartão de ATM já programado e em branco para
Retirar o máximo de US $ 5.000 por dia para um máximo de 30
Dias via (wesleymarkhackers@gmail.com).
Estou tão feliz com isso porque eu tenho o meu na semana passada e eu tenho usado para obter US $ 150.000. Marca Wesley Hackers está dando
O cartão apenas para ajudar os pobres e necessitados, embora seja ilegal, mas
É algo legal e ele não é como outro golpe que finge
Para ter os cartões de ATM em branco. E ninguém fica preso quando
Usando o cartão. Obtenha seu de wesley marca Hackers hoje! Basta enviar um e-mail
Para (wesleymarkhackers@gmail.com)

don peter disse...

Eu tenho o meu cartão de ATM já programado e em branco para
Retirar o máximo de US $ 5.000 por dia para um máximo de 30
Dias via (wesleymarkhackers@gmail.com).
Estou tão feliz com isso porque eu tenho o meu na semana passada e eu tenho usado para obter US $ 150.000. Marca Wesley Hackers está dando
O cartão apenas para ajudar os pobres e necessitados, embora seja ilegal, mas
É algo legal e ele não é como outro golpe que finge
Para ter os cartões de ATM em branco. E ninguém fica preso quando
Usando o cartão. Obtenha seu de wesley marca Hackers hoje! Basta enviar um e-mail
Para (wesleymarkhackers@gmail.com)

Unknown disse...

Meu nome é Fernanda , Nunca me importei muito com isso até meus 10 ou 11 anos quando começaram a reparar e estranhar , minhas mãos são tremulas por hereditariedade assim como minha mãe e avó , lendo esse texto eu me senti descrevida em tudo ! Gente é horrivel ! So quem tem sabe o pavor de escrever em público ou entregar algo ou uma folha a alguem . Teve um dia Onde tinhamos que desenhar na lousa , eu fui. Assim que peguei a caneta minha mao ficou muuuito tremula , como nunca antes . Eu fiquei morrendo de vergonha pois cada risco na lousa ele saia como aqueles negocios do hospital pra medir os batimentos cardíacos. Desisti de desenhar com uma desculpa esfarrapada e ate hoje me incomoda muito !

Unknown disse...

Eu tenho o meu cartão de ATM já programado e em branco para
Retirar o máximo de US $ 5.000 por dia para um máximo de 30
Dias via (wesleymarkhackers@gmail.com).
Estou tão feliz com isso porque eu tenho o meu na semana passada e eu tenho usado para obter US $ 150.000. Marca Wesley Hackers está dando
O cartão apenas para ajudar os pobres e necessitados, embora seja ilegal, mas
É algo legal e ele não é como outro golpe que finge
Para ter os cartões de ATM em branco. E ninguém fica preso quando
Usando o cartão. Obtenha seu de wesley marca Hackers hoje! Basta enviar um e-mail
Para (wesleymarkhackers@gmail.com)

fonsecs disse...

Nossa, após pesquisar me achei nesse blog e fiquei surpreso que as histórias são muito iguais.
Percebi esse problema a cerca de 12 anos numa eleição, só consegui fazer uns garranchos. Depois disto só votei uma vez, pois ao chegar em frente da sessão eleitoral o coração disparava e as mãos começavam a tremer acompanhada de uma sensação estranha nos ossos do braço. A partir daí eu passei a justificar meus votos. Reconhecer firmas em cartório ou assinar no banco se tornou um terror para mim. O meu trabalho exige que eu faça ordens de serviço sempre. Eu faço as mesmas antes para não ter que fazer na frente do cliente. Uma coisa interessante é que se eu me abaixar e escrever apoiando sobre a coxa, o problema quase desaparece. Ainda não fui em nenhum especialista justamente por não saber o que procurar.
Evaldo

Anônimo disse...

Toda vez que eu vou em um lugar e precisa assinar algo minha mão gela na hora!! Uma vez fui num chá de bebê e na hora que todos estavam fazendo uma assinatura na barriga da mamãe pediram pra EU ir desde então recusei mas não adiantou... TINHA MAIS DE 10 PESSOAS ME ENCARANDO foi aí que eu não consegui fazer um simples coração quando viram que estava tremendo começaram a rir até então peguei trauma. O tempo foi passando e as coisas só piorando na hora de tirar a segunda via do meu documento ao invés de escrever meu nome completo eu fiz uma assinatura "Eflima" tudo junto e tudo embolado nesse dia eu estava tão nervosa pra assinar que eu soava.. fiquei com vergonha de mostrar o meu documento no começo mas depois superei daí eu meio que "perdi"o documento e fui fazer outro RG e a tortura se repete só que desta vez era ASSINATURA DIGITAL e eu sou canhota, sofri. É uma dificuldade enorme para escrever eu tenho que deitar a folha/caderno ou oque for pra assinar. Só sei que não queria ter nascido canhota

Tiago D. disse...

Oie meu nome é Tiago, sofro com esse problema a mais de um ano quando fui renovar a cnh e tive que assinar, eu sempre fui nervoso pra fazer as coisas com as pessoas olhando, mais neste dia foi assinando que minha mão tremeu muito e dai toda vez a minha mão treme, sinto muita dificuldade em procurar emprego pelo medo de ter que assinar documentos ao entrar, quando vou fazer algo com alguém olhando minhas mãos tremem tanto que eu tenho que parar e deixar pra fazer depois, tenho 22 anos, sou do mato grosso, eu sigo a vida a cada dia sonhando e sonhando em superar esse tremor essencial, dificil e complicado mais vamos ter fé. Se alguém tiver grupo do zap com pessoas com msm problema seria otimo conversarmos sobre o assunto.

Tiago D. disse...

Tbm tenho fobia social e maos tremulas ao fazer as coisas ou assinar, nao consigo me abrir com minha familia. Se quiser conversar me adc no zap 66992461938

Tiago D. disse...

Segue aqui meu zap se alguem quiser conversar a respeito, 66 99246 1938

Anônimo disse...

ALMINO*** este e um relato ;
Já faz alguns anos que estou convivendo com esse problema, quando vou escrever só sai garrancheira, pois tremo muito. Não sei o que fazer por varias vezes não consigo prestar o vestibular, principalmente na hora de fazer a redação, pois fico tremulo de mais com isso a letra fica horrível!
Se alguém chegar próximo de me na hora que vou escrever fico muito nervoso e não sai nada.
Onde devo procurar ajuda, alguém pode me dizer?

Seth Smith disse...

Recebi meu cartão ATM já programado e apagado para
Retire o máximo de US $ 50,000 MENSAL por um máximo de 12 MESES. Estou tão feliz com isso porque eu entendi meu na semana passada
E eu usei isso para obter US $ 150.000 já. Georg Bednorz Hackers está dando
O cartão apenas para ajudar os pobres e carentes, embora seja ilegal, mas isso
É algo legal e ele não é como outro golpe fingindo
Para ter os cartões em branco do ATM. E ninguém é pego quando
Usando o cartão. Obter o seu de Georg Bednorz Hackers hoje! Basta enviar um email
Para georgbednorzhackers@gmail.com

bloggerjr disse...

Tudo isso que vocês estão falando eu tenho. Trabalhava numa Usina de cana de açúcar, quando largamos passei perto de um correio e um amigo meu me chamou. Quando me aproximei ele mandou eu preencher um formulário, quando comecei a escrever o outro amigo dele falou: Que letra feia. Naquele momento não saiu mas nada e fui embora com vergonha. Podem acreditar daquele tempo até hoje já fazem 25 anos, tenho o maior medo de escrever na frente das pessoas, fico trêmulo não sai nada. Minha letra ficou horrível, só escrevo em letras de forma e muito mal. Estou para renovar minha habilitação hoje 25-08-2017 só Deus sabe como estou só de pensar não consigo dormi. Fiz um tratamento melhorou um pouco a ansiedade mas nunca fiquei bom desse mal. Desejo a todos coragem, força e fé. Que Deus esteja presente em nossas vidas.

Comunicadora Visual disse...

Boa noite para todos! Foi um alívio para mim saber que não sou a única com Fobia social específica, no caso com o problema relacionado à escrita! Tudo começou quando tinha vinte e poucos anos e tive que assinar um cheque para pagar umas comprinhas em uma loja. Quando fui assinar, minha mão tremeu e a assinatura não ficou como tinha que ficar e nisso, gastei algumas folhas do talão de cheques! Minha irmã ficou assustada e me perguntou oque estava acontecendo! Nem eu sabia explicar! Quando olhei para trás, tinha se formado uma fila enorme e prá piorar a caixa da loja, já nervosa falou, "Aí meu Deus, só comigo é que acontecem essas coisas" Na hora que eu ouvi isso, piorou, aí travei de vez! Tive que me afastar e mais longe do balcão, consegui finalmente preencher o diabo do cheque! Não precisa dizer que não assinei mais nenhum cheque em nenhum lugar, apesar de ser perigoso, já levava assinado de casa! Hoje tenho 61anos de idade e o problema ainda continua comigo! Já passei por situações como ter que assinar nas Eleições, abertura de conta em banco, quando chega Sedex, e outras que não me lembro, mas sempre evitei situações em que precisasse ter que assinar, mesmo sabendo que poderia estar perdendo alguma oportunidade de um passeio ou outra atividade! O medo é altamente limitante e tira da gente o prazer de viver com qualidade de vida! Quantas coisas boas perdi a vontade de fazer, quando sabia que iria terminar que assinar ou preencher algum formulário. Mesmo assim me formei na faculdade, corri atrás dos meus empregos, mas mesmo passando por tantos apuros fui em frente! Tratamento, não encontrei ainda nenhum que tenha me convencido. Já tentei de tudo oque chamam de alternativo, EFT, TFT, livros de auto ajuda, exercício de respiração, e outras coisas mais. Hoje quando tenho que passar por esta situação, tomo um calmante, e uso meu colarzinho difusor com óleo essencial de Gerânio, Bergamota, Lavanda e Laranja Doce! É oque tem me ajudado! Agora por esses dias vou ter que assinar alguns documentos importantes e isso me causou muito pavor e sei que vão estar lá várias pessoas pois também vão assinar o mesmo documento! Então, lendo o que disse o criador do Blog, vou fazer igual a ele, chegar no Cartório e falar com alguém sobre meu problema é pedir para assinar em um cantinho separado, longe das pessoas! Acho que daqui para frente vou tomar isso como meta, ou não vou mais ter uma vida com qualidade! Pena que eu não conheci esse Blog antes, talvez a minha vida já estivesse bem mais leve, mais feliz!Desejo a todos que tenham o mesmo problema que eu e uma vida para ser vivida com qualidade, que encontrem o seu caminho para a paz e felicidade!

priscila disse...

Nossa faço igual,é muito triste ser assim, gostaria de assinar um documento sem precisar entrar em pânico :(

Rita Miranda. disse...

Gostaria de falar sobre tremor essencial descubrir pouco tempo.

Rita Miranda. disse...

Obrigada.

Unknown disse...

Tenho esse problema, não sei o que fazer.Isso me atrapalha bastamte, me incomoda, me constrange... Já fiz caligrafia e nada... Alguém tem dicas de como superar isso?? Tenho 31 anos, me formei em Serviço Social, e tenho esse medo absurdo de escrever em publico, minha letra ficar trêmula, torta, alguém tem isso ?? Não sei onde recorrer, onde pedir ajuda?
Quem puder me ajudar e puder entrar e. Contato Ninivecouto86@gmail.com

Tatiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiana disse...

Não sei qual é o meu problema. Mas preciso muito de ajuda, para entender melhor fui assinar um contrato hoje, fiquei muito nervosa, mão gelada suando frio , comecei a tremer meu nome ficou um garrancho, muito feia mesmo , porque esse medo? me sentir uma porcaria de ser humano.

Unknown disse...

Olá, estou impressionada com o número de pessoas que sofrem disso. Há anos veio percebendo esse meu tremor. Mas sempre achei q era bobeira. Sempre tive dificuldadede assinar meu nome na frente dos outros E segurar um simples copo na frente de alguém. Sofreu na adolescência para fazer apresentações pois não conseguia segurar o papel pra ler, meus amigos sempre riam. Lembro de uma caso, quando eu era criança e que minha professora pegou meu caderno e zombou da minha letra, mostrando a todos os meus amigos( nunca mais esqueci diss). Mas agora tá cada vez pior. Está me prejudicando em arrumar emprego,fazer provas, principalmente que contenham redação. Não sei oq fazer. Estou muito triste com essa situação. Resolvi q vou a um neurologista e espero q ele consiga me ajudar. Ta sendo muito difícil pra mim, aceitar essa situação.

Unknown disse...

Oi pessoal! Me chamo Alessandro e conheci o blog hj. Tenho esses tremores apenas quando vou escrever, qualquer outra atividade consigo desenvolver naturalmente. Mas quando rscrevo parece que o mundo cai na minha cabeça...
Morro de vergonha quando uma pessoa me vê escrever!
Já sofri demais isso e até hj escondo isso das pessoas!
A mais certo seria procurar um Neuro?
Meu email alessandrocostasimor@hotmail.com
27 998934077

Unknown disse...

Nossa fiquei surpresa nos depoimentos pensei que era so eu rsss, sofro com esse problemas a mais de 30 anos, no inicio pensei que era por conta da timidez, percebi que nao tudo que exige de mim, falar em publico, dirigir,escrever em frente das pessoas,microfone, fico vermelha, suores,tremula, taquicardia, é terrivel, sou lider no meu trabalho, mas evito contato com meu chefe, sempre fico meio atras da outra lider, o medo sao estes sintomas,fico frustada porque poderia ter um bom cargo eu sou competente mas tenho ansiedade social, ja procurei ajuda remedio forte nao adaptei, ainda sofro e procuro uma cura tenho muitas coisas que pretendo fazer

danuza disse...

Que bom que achei esse blog. Cheguei do trabalho e estou extremamente triste, porque nos últimos dias tive que escrever na frente de muitas pessoas e foi um constrangimento enorme. Ficava olhando para as minhas colegas com letras bonitas, bem arrumadinhas e eu toda bagunçada.
Lembro que meu chefe tinha confiava a mim uma tarefa em que eu tinha que me apresentar em publico, e ultimamente quando me apresento em publico o meu corpo inteiro treme, até minha cabeça treme, o que é pior. Uma semana antes eu já estava mal, triste e ansiosa. No dia da apresentação, lembro dele pedir pra alguém desligar o ar condicionado achando que eu estava tremendo de frio.
Na faculdade já aconteceu de um professor me oferecer um casaco, mas uma vez achando que eu estava tremendo de frio de tanto que meu corpo treme quando tenho que falar em publico, coisa que eu gosto de fazer, mas que se tornou um pesadelo.
tenho sonho de estudar medicina veterinária, mas como se não sou capaz de fazer um pequeno corte com precisão, já que a minha mão treme. Ah e o meu dedo anelar dá uma ataques e começa a tremer sozinha as vezes, loucamente.

Me sinto uma aberração.

Miga disse...

Sofro muito com isso não sei quando começou ao certo só sei que me sinto uma inútil e não tenho coragem de contar isso pra ninguém passo muita vergonha ontem mesmo fui prestar um concurso e quando cheguei na porta e lá estava a pessoa conferindo os nomes e eu sabia que ia ter que assinar meu coração já disparou e aí já viu tento fazer uma assinatura mais nem isso sai eu acho que as pessoas acham que eu sou analfabeta preciso muito de ajuda

Talia campos disse...

Também tenho esse problema
Me ajudem pelo amor Deus
Um remédio uma simpatia um chá

Unknown disse...

Somos hackers universais e acabamos de ter sucesso com uma invenção. bem, isso parece estranho, mas é verdade. nós apenas conseguimos invadir máquinas ATM universais com um cartão ATM em branco. Estes cartões poderiam retirar US $ 5000 por dia, dependendo de como eles são programados, dizer adeus à pobreza, esses cartões são apenas para você. Sabemos que isso é ilegal, mas estamos vivendo bem com isso. Eu faço muitas coisas com pouca importância para evitar suspeitas, não vou dar os cartões em branco de graça porque passamos a maior parte do tempo roubando. Então, queremos disponibilizá-los para você.

NOTA: Os cartões ATM não têm número de conta registrada, eles podem funcionar em qualquer lugar do mundo e não podem ser rastreados. se você precisar deles, me mande um email
(andersonblankatmcard@gmail.com) para saber como obtê-lo.

Unknown disse...

Olá
Essa fobia é horrível
Em casa sozinho eu consigo escrever de boa !
Mas quando é pra preencher alguma ficha ou assinar algum documento minha mão treme sem parar .

Unknown disse...

Diante de tantos relatos, eu vejo que sou mais uma e ao mesmo tempo tenho uma parte do problema , que é a de assinar meu nome, eja sozinha ou diante de outras pessoas, fico calma, porém nunca sai igual...seja rubrica, seja assinatura... e a cada dia a dificuldade de que a segunda tentativa se pareça ao documento que porto, está piorando sempre faço uma assinatura mais distante de ser a que um dia fiz, isto tem me trazido diversos problemas. Pensei em voltar a fazer caligrafia e ter assinatura infantilizada, mas penso nas falsificações... quais técnicas algum de vcs usou para voltar a assinar igual o seu nome, pois parece que nenhum de nós nunca mais conseguiu desde que começou a ter o problema.

Unknown disse...

Dou extremamente como vc, sofro muito, é triste demais!!!!

Unknown disse...

Em alguns dias aleatórios tenho vontade de tentar fazer rubricas e assinaturas, pode ser numa hora bem tranquila do dia e não saem iguais, apesar de não me sentir trêmula, acredito que seria um descoordenação mais profunda.

Unknown disse...

Estou na mesma condição isoladamente escrevo devidamente, mas em público sinto me arrasta parece que vou dar um treco, estou em pensar em usar dedo na tinta que fazer favor

Unknown disse...

Sofro com esse medo a três anos.. tdos os dias fico praticando assinando o nome escrevendo poemas ou qualquer outra coisa para ver se passa esse tremor esse nervoso sempre que tenho que assinar algo na frente de alguém meu coração acelera parece que vai sair pela boca e as mãos ficam soadas tremendo é mto difícil

Betânia disse...

Desde os meus 10 anos de idade convivo com isso... Hoje aos 30 anos, por curiosidade encontrei esse blog, meu DEUS é um alivio ter certeza que não sou um ET.
Quando tinha 10 anos precisei assinar um papel na secretaria da minha escola , mas comecei a tremer de uma forma vergonhosa. não entendi aquilo pois nunca havia passado por nada parecido... Desde então tudo piorou. Simplísmente não consigo escrever com ninguém me olhando. No meu trabalho se exige fazer cadastro de pessoas é ai que minha vida desmorona, uma verdadeira tortura. A minha situação no trabalho ficou tão tensa, que por vergonha cheguei a inventar uma mentira ( que havia sofrido um acidente com isso lesionado o carpo ). Meu trabalho faz com que meu problema se agrave mais e mais...
Para tentar controlar essa ansiedade criei como forma de defesa escrever com força para estabelecer melhor firmeza, com isso no decorrer dos anos além do problema T.E , estou sentido muitas dores no pulso e no nervo do carpo.
Caso alguêm esteja passando pela mesma situação e possa compartilhar comigo . peço que entre em contato betania@german.com.br

Um abraço a todos e que Deus nos abençoe

Unknown disse...

Boa tarde gente que legal saber que não sou eu , só que passo por esta situação, gente sou universitário e tô sofrendo muito se alguém tem a solução me ajude o mais rapído por favor pelo amor de Deus, falou em escrever uma redação eu morro tremendo .
CICERO ARAUJO
meu EMAIL: ARAUJOSILVA01@YAHOO.COM.BR
MERCADOARAUJO315@GMAIL,COM
TEL.11-9-6013-8724

OBS.SOU DE SÃO PAULO

Unknown disse...

É IMPORTANTE FRISAR QUE TENHO 48 ANOS E DESTE A TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE TENHO UM MEDO TÃO GRANDE DE ESCREVER EM PUBLICO QUE AS VEZES ATÉ PARA ASSINAR SOFRO .

Unknown disse...

Sobre pra quem vive trêmulo, ou seja, não é apenas quando vai ter que assinar ou escrever na frente outras pesssoas, entendo que seria interessante buscar um neurologista e de repente iniciar um tratamento com medicamentos levas e que ajudam bastante nisto.

Unknown disse...

Nossa tanta gente com mesmo problema do que eu, eu sofro a anos desde meus 10 anos de idade sofro com isso, fiz varios cursos mas sem exito porque so em pensar que alguem esta me olhando minhas maos treme terrivelmente e eu no momento nao sei lidar, ai eu isolo, desisto, mas alguem sabe de algo pra amenizar isso.

Unknown disse...

Eis aqui mais uma que passa por...bem, no meu caso não é exatamente uma tremedeira, mas quando tenho que escrever, fico sem coordenação algum é minha letra fica infantilizada...não tenho nem vontade de estudar mais pois só tenho nessa limitação...considerando que já me prejudiquei em provas na época da faculdade principalmente por estudar humanas vc escreve muito...preciso também de ajuda! Trabalho no Rh e necessito me sentir segura pra escrever o que quiser...me ajudem pelo amor de Deus
Meu email: andrearcarvalho@hotmail.com
Num: 92 9 9130-2657
Andrea

mario disse...

Estou em pleno sofrimento com essa situação. Não sei a quem recorrer, estou triste de verdade. Religião, curandeiro etc ... Tudo isso eu já fiz. O.s.:Socorro?!

O Viajante disse...

mario, vc deve procurar um neurologista. Ele vai te medicar. Existem remédios hoje que nos auxiliam e ajudam a controlar o tremor... Não cura, mas ajuda a controlar.

Calma, vá ao médico que você terá ajuda.

Unknown disse...

E ai, tens facebook ?

Unknown disse...

Fico feliz por partilhar este problema bastante constrangedor, mãos tremulas para escrever primeiro tenho de mentalizar, preparar-me, enfrentar várias situações mesmo estando calma dizer que não posso ficar nervosa mas confesso que controlo-me bastante. Depois de um certo tempo passa e dura mais ou menos 1h30min até me acostumar e enfrentar seja qual for o ambiente rodeada de pessoas atentas o que vou escrever ou que vou fazer. li outros cometários e tudo que descreveram particamente acontece comigo.

Unknown disse...

Parabéns pelo blog!
Parece que vi minha história, hj tento me controlar mais ainda é muito dificil. Estou imaginando q preciso renovar a habilitação, mais pra isso preciso tirar uma identidade nova.
Vou orando a deus pra q dê tudo certo e eu não passe nenhum tipo de constrangimento. O engraçado que em casa escrevo normal esse problema só ocorre quando vou escrever na frente de outras pessoas.
E sou canhoto tbm!

Unknown disse...

Oiê preciso de um conselho tenho o mesmo problema

Unknown disse...

Oi boa tarde eu também tenho essa dificuldade de lidar com o público principalmente qd tenho q assinar documentos mas e so em alguma ocasião nem sempre depende do local me sinto mt constrangida em locais como banco cartórios órgão público outras ocasiões nao ate entao eu nao me entendo porque não é por conta de mta gente e na hora de assinar perto do atendente em outros locais tem mta gente e as veze consigo sem problemas e uma coisas q nao acho explicação

Melo disse...

Pesquisando na internet sobre o tema me deparei com vários depoimentos parecidos com o mesmo problema que tenho e que imaginava que era somente meu. Já algum tempo venho apresentando este problema e que tem me causado sérios constrangimentos na hora que tenho que escrever. Fico com as mãos e braços extremamente cansados pois coloco muita força no momento que vou escrever para não tremer tanto a caneta ou mesmo o lápis. Isso tem me prejudicado nas provas de faculdade e na realização de concursos públicos. O meu tremor é somente na hora da realização da escrita. Eu já fico apavorada quando preciso escrever e principalmente quando tem várias pessoas próximas de mim. Onde posso realizar um tratamento para combater esse tremor? Sinto que a cada dia estou piorando.

Blog da Athena disse...

Olá me chamo Athena, por incrível que pareça eu sou Atriz e ta ai meus problemas com o tremor essencial.
Dês de crianças sempre fui reparada pelos professores e familiares cheguei a ir em psicólogos que falavam que era uma timidez mas eu nunca fui uma pessoa muito tímida mas sempre ao falar o incômodo é exatamente quando reparam que estou tremendo enquanto executo minhas ações cotidianas.
Em algum momento da vida me deparei com o teatro, hoje sou formada em Artes cênicas, sou professora e sempre antes de espetáculos, testes para elenco ou em queuma tenho turma nova tenho informar sobre o tremor essencial.
Aprendi a conviver com minha situação e só descobri a pouco tempo o que era exatamente e esse blog tem me ajudado muito, pois sempre que alguém questiona se é uma doença eu mando um link.
Eu gostaria de ter retorno se com vocês também sentem momentos mais fortes e momentos em que nem me lembro do tremor, a alguns dias fui segurar um copo e acabou quebrando. Tenho medo de ficar pior conforme a vida passa!
Obrigada.

Medina disse...

Deixe-me apresentar, meu nome é Medina e estou me dirigindo ao público porque recebi meu cartão em branco da Georg Bednorz Hackers Cooperation. O cartão tem um limite de retirada diária de US $ 1.000 em caixas eletrônicos. Estou extremamente feliz porque usei o cartão para pagar toda a minha dívida. Fiz um pedido e o cartão foi entregue a mim no terceiro dia. Eu recomendo os hackers Georg Bednorz aos meus amigos e interessados que estão procurando o cartão. Envie um e-mail para georgbednorzhackers@gmail.com para solicitar seu cartão agora!

Unknown disse...

22 de dezembro de 2019
Eu me chamo Domingos eu tenho este tremor ao escrever em público já fui reprovado em exame psicólogico
Agora que lendo descobri que este mal se chama fobia sossial agradeço vocês que agora eu sei o que tenho

Unknown disse...

Oi bom dia.eu não consigo escrever, toda vez que vou receber o meu pagamento passo mal o meu coração parece que vai sair pela boca é muito constrangedor...

Gilvan disse...

Boa tarde! Meu nome é Gilvan, tenho 46 anos e sofro com esse problema de assinar meu nome na frente de qualquer pessoa, isso problema também ocorre com a caligrafia de modo geral. Bem! Só para vocês terem uma ideia, hoje 25 de janeiro de 2020, teria que ir fazer o cadastramento biométrico do título, porém, já desisti de ir, só em pensar que tenho que assinar, já fico muito ansioso. Obrigado por me permitir dividir com todos esse meu sofrimento.

Sousa disse...

Olá bom dia, tenho esse mesmo problema. Todas as vezes que eu preciso assinar o meu nome parece que meu coração vai sair pela boca e minhas mãos não param de tremer. Fico morrendo de vergonha de tudo isso. Fico imaginando se eu não sou uma pessoa normal. Meus Deus pq acontece isso comigo, fico morrendo de vergonha. Mas tenho fé em Deus que um dia vou ficar boa de tudo isso. helenvca@hotmail.com

Eva Nanha disse...

Eu fico realmente aliviada por saber que existem outras pessoas como eu e não é exagero dizer que esse post me salvou de uma tristeza e falta de esperança profunda com relação ao futuro.
Eu sou jovem, tenho 18 anos e tenho pânico absurdo de realizar atividades com as mãos na frente de outras pessoas. Já desisti de muitas oportunidades bacanas, devido eventos horríveis que aconteceram no passado, dentre esses de uma vez em que tive que pedir pra um garoto assinar meu nome pois eu não conseguia. Atualmente vivo me esquivando de situações do tipo e o que me faz ter esperança é a medicação que vou tomar quando o neurologista passar e saber que outras pessoas conseguem viver com esse problema. Mas garanto que não é fácil, desenvolvi ansiedade generalizada e compulsão alimentar e parece estar claro que esse problema foi que impulsionou todos os outros.


Unknown disse...

Tbm estou tendo esse problema, e quando mais a gente se concentra mais a gente treme né. Fiquei muito decepcionada,me senti tão incapaz, algo tão simples me fazendo ficar tão triste e abatida. Mas eu creio que Deus vai me curar, eu sei que quando ele colocar as mãos sobre a minha vida eu estarei diferente, estarei curada, isso foi uma forma que o inimigo criou em mim pra que eu me entristecesse, mas o meu Deus é maior, minha alegria está nele. Vamos vencer, somos mais que vencedores, não é qualquer um que suporta esse tipo de coisa msm parecendo tão bobo, somos fortes, pessoas guerreiras...

Carlos Souza disse...

Olá! Postei o meu primeiro comentário em 2010.
Já se passaram 12 anos desde então.
Quem tiver interesse em criar um grupo de WhatsApp para tratar sobre o tema é só enviar e-mail para: carlosmsouza_rn@hotmail.com.
Abraço,

Carlos Souza

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 256 de 256   Recentes› Mais recentes»