segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O que será que eu tenho?

Olá. Se você chegou até aqui, provavelmente já fez esta pergunta;
Eu me perguntei por muitos anos.

Como muitas histórias que conheci, peregrinei por neurologistas e suas máquinas espaciais, fisioterapeutas, cardiologista, ortopedista, psiquiatras, psicólogos, terapeutas holisticos, curandeiros e tudo o que tive acesso. Cansei de ouvir que é isso ou que é aquilo... Cansei de tomar relaxantes musculares, beta-bloqueadores e betas-não-sei-o-que...
Tive muitos momentos de depressão, de raiva, de tristeza e de desânimo.

Em nosso atual mundo digital quando temos indagações como esta vamos ao mestre google e perguntamos: O que eu tenho?
Começa aí outra peregrinação por milhares de endereços e informações diversas.
Por achar tão difícil informações sobre esta patologia, e por achar tantas pessoas que realmente sofrem com este mal, é que resolvi criar este blog.

Um pouco da minha historia:

Hoje tenho 28 anos, consegui me formar em curso superior e pós-graduação com muito esforço e superação, pois tarefas simples como escrever, fazer testes e provas são uma verdadeira batalha para quem sofre deste mal.
Quando ainda pré-adolescente, na faixa dos 13 ou 14 anos comecei a observar a piora da minha letra. Fui obrigado por professores a fazer dezenas de cadernos de caligrafia e passei por inúmeras situações de ser ridicularizado em frente aos colegas de colégio devido á letra trêmula, o que contribuiu para agravar o problema criando estados de ansiedade e fobia social.
Algum tempo depois já era quase impossível assinar o nome ou escrever na presença de outras pessoas. Por vezes os tremores atingiam níveis incontroláveis e muito constrangedores.
A luta contra o Tremor Essencial foi grande, e realmente passei por vários profissionais, como disse aí em cima.
Quando realmente consegui ser diagnosticado como Tremor Essencial, (pelo terceiro neurologista que visitei e depois de ter passado por outros profissionais com uma coleção enorme de diagnósticos diferentes) fui encaminhado para um psiquiatra especialista no assunto que me recomendou alguns remédios (Ansiolíticos, beta-bloqueadores...).
Estes medicamentos, para mim, não foram eficientes e acabaram me deixando em um estado de depressão profunda. Procurei ajuda de psicólogos, programador neurolinguista e terapeutas de diferentes abordagens. Estudei e continuo estudando tudo o que encontro relacionado a esta doença e suas complicações.  Com o tempo venci a depressão e praticamente consegui eliminar os problemas de fobia social e ansiedade.
Hoje consigo assinar, consigo escrever na frente de outras pessoas, mas continuo tremendo. Tremo bem menos, sem aqueles picos exagerados, mas tremo.
Infelizmente, não conheço cura. Apenas podemos encontrar formas de atenuar um pouco a gravidade do problema para ser possível conviver com ele.

Quero reunir pessoas, que como eu, tem mãos calmas quando estão em repouso, mas que quando movemos, pegamos objetos, ou precisamos executar tarefas que exijam precisão as mãos começam a tremer. Pode acontecer com qualquer extremidade do corpo ou cabeça.

descobri bastante sobre o Tremor Essencial e gostaria de compartilhar algumas informações.

Peço a participação de todos os que tem, tiveram, conhecem alguém que tem ou é profissional da área, discutindo, comentando e trocando experiências sobre a convivência com os tremores.

Abraço a todos!

392 comentários:

1 – 200 de 392   Recentes›   Mais recentes»
Unknown disse...

ola amigo, pesquisando sobre esse assunto, encontrie seu blog e me identifiquei com ele, hj tenho 31 anos e de uns anos pra ca esse meu tremor tb aumentou, no ultimo tive problemas no psicotecnico para renovacao da carta, ate os 20 anos fui em muitos medicos, e o maximo que fizeram foi me recomendarem o propanolol, ja me recomendaram um psicoterapeuta e pelo jeito pra vc adiantou ne, meu e-mail cbarreto264@yahoo.com. br, um abraco

Anônimo disse...

sim, eu tenho isso também. Por favor, me escrevam: jones_soares@hotmail.com

Grego disse...

Olá Camarada, também tenho este problema. Convivo com isto há cerca de uns 7 anos. Acredito que se desenvolveu qdo estava no final de minha graduação. Escrever rápido na frente de outras pessoas, nem pensar! Às vezes sozinho sinto alguma dificuldade. O pior é que estou buscando uma recolocação e é muito dificil redigir redação para o processo seletivo. Penso até que não consegui me recolocar por conta da letra sofrivel que escrevo, pois muito provavelmente nos testes grafologicos que realizam podem detectar este tipo de problema. De qualquer forma, caso tenha alguma orientação ou dica para atenuar o problema, ficarei grato.
Forte abraço
Luiz C. Grego (luizgrego@gmail.com)
msn: luizgrego@hotmail.com

Razer disse...

Foi bom encontrar alguem para trocar ideias pq isso as vezes me deixa muito irritado. Nao consigo aceitar que isso nao tenha cura. Na verdade ando de saco cheio de ficar tremendo qdo escrevo.
Ja pego copos com a mao esquerda para evitar problemas. Agora so falta um ter que escrever com a mao esquerda tbem.

Interessante em tudo isso é que nem sempre acontece. So acontece na frente de pessoas. Sozinho tudo da sempre certo, pelo menos 99% das vezes.

Acho que vou a um psicologo mesmo para ver se consigo diminuir isso pq assim nao ta dando mais.

Abracos
razer@mps.com.br

Unknown disse...

olá pessoal,
eu tb sofro com este problema... na verdade sempre tive, mas ultimamente está aumentando demais... nas minhas duas mãos...
j_messeder@hotmail.com

Lilian disse...

Olá, ternho esse problema, e foi diagnosticada como sindrome de panico, mas eu apenas tremo e sou ansiosa, os demais sintomas nao tenho, por isso procurei outras respostas, encontrei vc e seu blog. A neurologista que esta me tratando é otima e esta melhorando, mas me desespero, o queixo treme e nao consigo articular as palavras. lia.arguello@hotmail.com

Caca biju disse...

Que bom que eu encontrei este blog, pois procurava o nome do problema que tenho e solução e até então não havia encontrado. Meus sintomas são exatamente iguais aos seus e a sua história é bem parecida com a minha, isso minha família também tem os mesmo sintomas gostaria de receber mais informações favor reportar para carineazevedo@yahoo.com.br
Obrigada!

helenast disse...

Oi pessoal
Eu tenho dois filhos com esse problema,sei o que voces sentem,mas descobri algo muito interessante:
Pessoas com esse problema são mais sensiveis e amorosas.
Saõ melhores,sabem escolher seus amigos.
Amadurecem mais cedo,são mais fortes,já que precisam de mais esforço para tarefas simples.
São vencedore,então ,parabens,esse tremor veio para diferenciar voces dos simples mortais como eu.Eu descubro em pessoas com esse tremor,uma personalidade forte e capacidade de superação.Voces são maravilhosos,por isso que devem desculpar os pobres ignorantes com curiosidade mórbida . voces sao 10.

Stephanie disse...

Ola, eu estou passando por isso tmb. A uns meses atras minha mao esquerda tremeu muito, mas n dei tanta importancia, agora isso voltou a se repetir, e quando n estou com a mao esquerda em movimento o dedao treme. Estou muito preocupada. Agora percebendo que isso ta agravando vou procurar o medico. Por favor uma boa informação sera bem vinda. Meu e-mail é teteiamatrix@hotmail.com

Liane disse...

Olá amigos, é a primeira vez que falo com alguém sobre este assunto, lendo os relatos me identifiquei com cada um de vocês. Tento me controlar o máximo possível, mas isto acontece toda vez que preciso assinar um documento importante ou estou diante de uma situação nova. Talvez falando sobre o problema as coisas possam melhorar um pouco. Abraço a todos.
ea.souza2010@bol.com.br

Unknown disse...

Olá...
tambèm sofro desse mal..me incomoda muito ..ja tomei muito propanolol..mas não quero continuar tomando esse medicamento, parece ser tão forte..e não tem auxiliado muito..
na verdade queria algo natural para melhorar isso...para escrever e comer nafrente de outros é uma tortura..me escreva.. sincronialb@hotmail.com

Unknown disse...

Incrivel!! Saber que tem gente que passa pelas mesmas neuras e paranoias que eu,só quem tem pra saber como é torturante somente ter que escrever o nome na frente de alguém parece que a gente vai infartar;quando a gente faz pesquisa na net achando que vai achar alguma coisa diferente para a "cura" da até uma decepção saber que ñ tem nada novo só as mesmas medicações de sempre que pra min nada adiantaram;mas a gente ñ pode desistir gente tem tanta coisa pior na vida, vamos lá gente força!!!Ah Helenast ameiiii o que tu escreveu é bem isso mesmo!! Gostaria de comunucar meu e-mail é paulasganzerla@gmail.com
as

marivaldo disse...

sou uma pessoa bastante calma,mas na hora de assinar o nome na frente de varias pessoas aí vem o pesadelo,não consigo parar a tremedeira nas mãos,ja ñ sei o q fazer,pois to sempre em contato com pessoas e preciso da escrita!ja tomei varios remédios e ñ adiantou nada!

jmartins disse...

Ola amigos, eu tambem sofro com essa maldita doença, no meu caso e genetico, erdei do meu pai, isso parece ate um pesadelo quando nos deparamos com isso.

Anônimo disse...

Tenho 21 anos tenho os tremores a uns 3 anos em ambas as maos ate mesmo nos pes as vezes, no momento que os coloco contra a gravidade,tambem gostaria de receber noticias ou qualquer coisa que possa me ajudar fico grato des de já

abraços

caiomiranda@superig.com

Montagens PS & PFS disse...

bBom, era justamente isso que estava procurando entender um pouco mais sobre isso hoje tneho 14 anos e minhas maos treme suavemente mas estou vendo que isso pode se agravar pois comçou na mão esquerda(sou canhoto) e depois passou para a direita mas tenho vergonha de falar com os meus pais com medo de receber uma bronca e ela dizer que isso é resultado do computador ou algo desse tipo.. alguém poderia me da uma opnião do que posso fazer? Mas estou tomando coragem para falar com ambos ( meus pais) Obrigaod.

Unknown disse...

Eu tremo com minha mão esquerda , as veses em estado de nervosisimo a mão direita vai na onde da esquerda ai tremo tudo, que nem quando fui por minha lente de contato pela primeira veis nao consgeuia por causa da tremedeira, os amigos da escola falão que eu tenho mal de parkison ... mais é assim né tem que aprender a conviver com seus problemas

Amigos disse...

Que bom que eu encontrei este blog, pois procurava o nome do problema que tenho e solução e até então não havia encontrado. Meus sintomas são exatamente iguais aos seus e a sua história é bem parecida com a sua. Gostaria de receber mais informações favor reportar para vanderlansilva@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá!
Tenho 22 anos e também tenho esse problema...
Quando estou calmo, minhas mão são abeis, adoro trabalhos manuais, consigo soldar clips e fios elétricos, porém quando estou ansioso, minha mãos começam a tremer, minha letra é feia e com traços fortes e grossos, quando estou muito bravo e irritado no meio de uma briga, meu corpo todo treme e não consigo nem falar direito.
Já fui assaltado duas vezes, e não consegui me lembrar do rosto ou das roupas dos assaltantes minutos após os fatos terem ocorrido.
Os meus dias são muito agitados, trabalho e faço faculdade, e sempre tenho muitas atividades para fazer, meu serviço me obriga a sempre estar prestando atenção em várias coisas ao mesmo tempo, acredito que essas atividades do meu dia a dia fizeram com que a tremedeira começasse.
Até hoje, não considero a minha tremedeira tão inconveniente a ponto de buscar ajuda médica, porém se piorar eu o farei.
Abraço a todos!

Ana Vaz disse...

ola amigos tenho mesmo problema que voces, nao consigo escrever na frente de qualquer pessoa e nem felar perante publico e isso me da muita dor, sou licenciada em economia no decorer do curso nao tinha esse problema, so depois de terminar, acho que é fobia sosial, desde inicio deste ano ate hoje estou a piorar mas nao abri com ninguem nem fui ao medico, me ajude estou num momento desagradevel da minha vida nunca sei desse problema.
o meu email é anasilvavaz@hotmail.fr

Ana Vaz disse...

me ajude o que que posso tomar afim de ultrapassar esse problema, fazer o que????? Tomar inderal ou aiiii sei nao espero a resposta
anasilvavaz@hotmail.fr

Unknown disse...

oi meu nome é odete,tenho 31 anos tambem tenho essa tremedeiras nas mãos desde de pequena já pasei em varios medicos,já tomei varios remedios mas nada adiantou,ser por acaso alguem tive alguma solução me avise meu email é dety1924@hotmail.com

rafael disse...

Olá amigo, td bem ? Bom, gostei muito do seu blog, e resolvi falar um pouco de mim. Me chamo Rafael, sou jogador de futebol profissional, mas estudo anoite, e eu tremo de mais, acho mais fácil entrar no mineirão lotado do que apresentar um trabalho na frente da sala de aula. Quando estou escrevendo, ou vou tomar um xicara de café, ou ficar sobre pressão, eu tremo e mau mau consigo respirar, haha, parece coisa de doido néah, mas não é em toda situação que fico assim, o que pode ser ? Voce pode me indicar algo a fazer ?

rafa_sertanejo@hotmail.com

rafa_gkprofi@hotmail.com

Abraçoss !!! Obrigado .

roberta disse...

Olá Diou,
minha mãe se recorda que tremo desde os sete anos.Quando eu tinha 13 anos pecebi como isso meafetava na escola,se tivesse de resolver algum exercício no quadro negro eu simplesmente não conseguia escrever.Aos 19 anos fiz eletrocefalograma a pedido do neuro e como o exame não acusou nada(tremor essencial não acusa em eletro)o médico diagnosticou tremor essenciale me passou uma medicação que não tomei por não confiar no diagnóstico.Continuei e continuo tremendo até o dia de hoje aos 26 anos.
Ontem fui fazer exame psicotécnico para CNH para pilotar moto.Consegui tirar tudo de letra até o momento do exame de cordenação motora,como vc já deveria imaginar.Não conseguia segurar o lápis sem firmar minha mão e claro risquei tudo fora do considerável dee tanto que tremia.A psicologa foi muito compreensiva,tentou me acalmar e me pediu um laudo confirmando se tenho ou não tremor essencial.me parece que tem um exame diferente para esses casos.Agora vou procurar um neurologista,fazer os exames necessários e continuar tratamento,não vou permitir que uma doença me impeça de fazer algumas coisas que gosto e tenho prazer como por exemplo pilotar.

LANHOUSE disse...

olar galera acontece a msm coisa comigo na hora deescrever em publico as não param de tremer relato hoje dia 30/08/2010 fui pegar meu certificado e dar entrada em uma prova as 16:00 hs saio de casa antes bati uma pra dar uma relaxada e tomei um calmante achei que ficar tudo bem mas não adiantou nada tremi fiquei nervoso depois de escrever tudo fiquei nas calmo resumindo tem que ter um jeito de parar com isso não aguento mais na proxima em vez de calmante vou beber uma cachaça. micromilpcseguro@hotmail.com vlw gente.

Tiago Ciriaco disse...

ISSO TEM CURA TOTAL
TIAGO

http://tiagociriaco.net/forum/viewtopic.php?f=5&t=119&p=212#p212

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ciii disse...

Oláa tb tho esse problema de tremedeira nas mãos, principalmente qdo vou escrever algo na frente das pessoas, alem das mhas mãos tremer, meus braços tb tremem, por favor me ajudem o q posso fazer pra parar com essa tremedeira, pois é mto vergonhoso pra mim.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia disse...

olá!Tenho 34 anos e desde a minha adolescência venho sofrendo com esse problema.Nunca tive coragem de me abrir com ninguém.Percebo que venho piorando e isso está me deixando muito nervosa.Resolvi pesquisar na internet e achei este blog.Achava que era a única pessoa no mundo que tinha isso.Já pensei em procurar um médico mas não tive coragem.Nem sabia que isso tinha um nome.Preciso achar uma solução para esse problema pois estou limitando a minha vida devido a esse problema.meu email é: clau_diinha@yahoo.com.br

Michelle E Flavio disse...

Olá. meu nome é Michelle, tenho 28 anos, fui diagnosticada com tremor essencial a alguns anos, mas sofro desse mal desde que me conheço por gente. Por volta dos meus 5/6 anos minha mãe não podia nem encher um copo com leite, pois o meu tremor fazia com que eu o derrama-se, por isso ela só me dava com o copo pela metade. Com a adolescência o tremor diminui, mas continuou considerável, minha letra era péssima toda mal feita e tremida, piorava muito quando ficava nervosa. Sofria com os argumentos dos colegas de, o que eu tinha era ma de parkinson, fora outros constrangimento. Sempre quis ser dentista, mas desisti, pois ouvi muito que com essa minha tremedeira em vez de fura o dente ia furar o crânio da pessoa. Hoje sou formada em Estética, mas desisti da profissão pois as pessoa tem um certo receio de se tratarem comigo, pois ou acham que eu estou muito nervosa ou que a tremedeira poderia cometer algum erro. sou uma pessoa confiante no que faço, sei que vou fazer a coisa certa, mas infelizmente as pessoas não tem a mesma confiança em mim. Hoje eu tento levar isso da melhor maneira possível. O que me preocupa é que, ultima-mente os tremores das mão tem piorado, então eu penso desse jeito aonde é que isso vai parar? Muito obrigada pelo espaço, e se alguém tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo escreva pra mim... michelle_scarparo@hotmail.com
Abraços.

Unknown disse...

Tenho 34 anos, moro em Natal/RN, e desde adolescência comecei a perceber os tremores. Nunca fui ao médico, mas numa conversa informal com um amigo médico ele me disse que possivelmente se tratava de TREMOR ESSENCIAL, disse que não era "mal de parkison" que é bem pior. Me sinto constrangido em segurar qualquer objeto (caneta, copo, microfone, lápis, etc). Os tremores aumentam quando estou em público e acham que as pessoas irão perceber. Vou marcar um neurologista, mas não estou diposto a tomar remédios, tenho receio de efeitos colaterais. Mas fico feliz em saber que existem mais pessoas com quem posso compartilhar esse problema. Me incomoda bastante. Não sei se vai soar mal, mas será que a gente pode usar isso pelo menos para concurso público?
Abraço a todos.
carlosmsouza_rn@hotmail.com

Junior disse...

Olá, tenho 28 anos e também tenho passado por diversas situações
que o tremor me atrapalha muito. Me identifiquei com diversas situações descritas neste
blogle e sei como é complicado passar por isto, ainda mais em função das pessoas não
entenderem e na maioria das vezes fazerem chacota neste problema. Pois bem, tenho este tremor a
pelo menos cinco anos e tem me atrapalhado demais a vida, pois tenho que escrever diariamente e
assinar documentos na frente de outras pessoas é uma situação horrível, no meu caso a escrita fica
insuportável a minha "fuga" é tentar assinar documentos com a mão direita que não treme, mas para fazer provas
é um estresse pois a letra fica ruim, tremula e sem contar o medo de não dar tempo. Acredito que perdi um
psicotecnico de um concurso por este motivo. Enfim, este problema so faz a minha vida ser mais complicada principalmente profissionalmente, pois além do tremor a ansiedade e a insegurança estão em níveis altíssemos fazendo com que o tremor para escrever fique incontrolável. Já fui a clínico, neurologista, pscicologo e nada. Pois bem, quem tiver alguma opinião, tratamentos de sucesso favor entratar em contato, um abraço e força a todos.

sntj2003@ig.com.br

deuson pereira disse...

ola amigo tambem tenho esta problema,quando fiz uma viagem de bicicleta do brasil para os estados unidos,fiquei 4 meses viajando o problema quase desapareceu mais depois de algum tempo comecou a voutar, para eu assinar alguma coisa e nao tremer o unico remedio e tomar uma dose de bebida alcoolica mais forte, e a unica coisa que ajuda eu ficar mais calmo, e eu nao sou alcoolico, pois eu bebo mais as vezes passo mais mes sem tomar uma cerveja quanto tomo e 1 no maximo 2 quando eu fiz a viagen eu passei por muitos momentos de superacao acho que isso me ajudou.

Unknown disse...

Flavia
sou auxiliar de enefrmagem e de uns 5 meses pra cá comecei a apresentar sintomas de tremores das maos, não consigo controlar e sempre que vou fazer qualquer procedimento fico nervosa por não poder controlar os tremores, preciso de ajuda.

LÁZARO MONTEBLANCO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu ainda não consegui definir o que tenho exatamente, sinto os tremores nas mãos principalmente antes do almoço, mas ontem me preocupei muito pois isso também pode estar associado ao meu estado emocional.Tive um sofrimento intenso e o corpo todo fraquejou, as mãos tremem até agora, há um cansaço tbm, como se minha pressão estivesse baixando. Porém isso vem se agravando, mas sempre senti as tremedeiras mesmo em situações de felicidade. Na ansiedade é mais comum. Nunca tratei e conto com experiências e apoio de vocês...

neblina disse...

olá meu amigo eu também tenho esse problema isso atrapalha muito minha
vida pois me sinto muito costrangído
por causa disso tive que deixar o exercito e isso me entristeceu muito
a junta medica do exercito me recomendou um psicoterapeuta espero que de certo pos pretendo voltar as forças armadas obrigado pelo espaço
e desde ja desejo boa sorte a todos nois.(neblinaaa@hotmail.com)

Unknown disse...

Eu tenho mão tremulas,vou fazer concurso já estou pensando no dia da prova ter que assinar é terrivel,não consigo me concentrar,minhas mão tremem demais,fico com muita vergonha

Unknown disse...

As vezes,quando fico sobre uma cobrança maior,ou seja como apresentar um trabalho na faculdade,mimhas mãos ficam trêmulas,mas eu nem olho e continuo como se fosse tudo normal,e aos poucos tô conesguindo me controlar,e acredito que tem cura sim,jesus Cristo já levou sobre ele todas as nossas enfermidades Izaias 53;4,5,leia também salmo 91 e tenha fé e vc será curada quando nem mesmo perceber,Deus tem feito muitos milagres na minha vida......

Dark World disse...

Olá, adorei seu blog, é realmente incrível. Me adc no msn thais_dark@hotmail.com. Preciso de ajuda, e preciso conversar com vc, pelo jeito tem grandes histórias de superação. Agradeço-o já. Me adc lá.

Anderson_pavani disse...

Bom dia pessoal estava passando pelo blog procurando resposta para meus probremas e tava lendo tenho muitos probremas parecidos com estes tenho tremedeira na mao nao consigo asinar assinar na frente das pessoas tenho ansiedade tambem
nao consigo resolver nada la fora que me da ansiedade quando vou sai no dia seguinte se eu ficar muito ansioso nao consigo dormir tenho 20 anos se alguem quiser conversar me add Anderson_pavanni2010@hotmail.com

Anderson_pavani disse...

Bom dia pessoal estava passando pelo blog procurando resposta para meus probremas e tava lendo tenho muitos probremas parecidos com estes tenho tremedeira na mao nao consigo asinar assinar na frente das pessoas tenho ansiedade tambem
nao consigo resolver nada la fora que me da ansiedade quando vou sai no dia seguinte se eu ficar muito ansioso nao consigo dormir tenho 20 anos se alguem quiser conversar me add Anderson_pavanni2010@hotmail.com

Unknown disse...

olá amigos, vi que a história de cada um tem um pouco do que eu sinto, fato muito triste para quem sofre com o problema, mais triste ainda é saber que ainda não há solução para tal. Tenho vergonha disso, as pessoas sempre me perguntam porque estou tremendo... sempre que pego em um objeto qualquer.É muito difícil, chega até ser preconceituoso.Espero que a medicina evoluida como está consiga desvendar porque isso acontece. Abraço a todos!!!

Unknown disse...

Nossa... Como é bom saber que existem várias pessoas como eu nesse mundo!!! Tenho 21 anos e tremo desde sempre... Até que deu uma melhorada esses ultimos tempos, quando eu percebi que tinha mesmo é que controlar minha mente! Estou tentando vestibular pra medicina e tive que fazer um curso de caligrafia... Com a mão direita no dia de vestibular é quase impossivel escrever sem tremer... Tive que virar canhota pra resolver o meu problema.. hehehe Tomara que essa tremedeira me dê socego... Porque já passei inumeros casos de contragimento por conta disso!!! fernanda.asy@gmail.com

Joice H. Araújo disse...

Olá, me chamo Jóice e tenho 28 anos, tenho esse problema de tremedeira a uns 6 ou 7 anos. A tendenciaa é sempre piorar mesmo, pois hoje tremo cada vez mais... Mas tem um porem aí nesse problema...noto que a maioria esta na faixa dos 14 aos 34 anos no maximo. Se voces pararem para analizar uns 15 anos atraz a vida era mais calma, hoje vivemos num mundo agitado demais e alem disso todos somos (vijiados), sim, temos medo, medo da nota que o professor vai dar na faculdade, medo do que os colegas vao fazer se voce errar uma palavra na sua apresentação, medo de errar, somos hoje precionados a ser perfeitos em tudo, pensem... se nosso amigo acima disse que prefere entrar em um ginásio lotado do que apresentar na faculdade, mostra que temos medos de sermos vigiados, nosso patão nos vigia, nossos pais, nossos amigos, a pessoa por quem nos interessamos e assim por diante, sim, chegamos a um ponto que temos ansiedades demais, afazeres demais e ainda pra completar a dose temos que ser "perfeitos" na frente dos outros???? Pra mim é só chegar em um local publico que é o suficiente pra começar a tremedeira e sei que tudo começou no tempo de escola onde os colegas são sarcasticos e estupidos, caçoando dos que fazem algo certo e querem ser certos. Como a helena falou, somos pessoas boas que queremos ser certinhos e não ser discriminados por algo que falamos ou fizemos errado. O que recomendo meus amigos é por na mente que não somos perfeitos, não podemos agradar a todos, não tenham medo do que outros vão pensar sobre você ou sobre o que você vai dizer na faculdade ou escola, pense que você está alí fazendo aquele vestibular da mesma forma que voce esta na frente do patrão falando o que voce sabe fazer para ter o emprego. Ahh, e mais uma coisa... tomem agua sempre virados para a parede, kkkkkk bjos.

Unknown disse...

Como você também tremo desde os 13 anos. Hoje estou com 36 e mesmo assim, ainda não consegui conviver bem com esse "detalhe"... e continuo passando por situações que para mim são muito desagradáveis. Mas, sabendo que existem pessoas com esse mesmo problemas, ajuda-me bastante...

DANIPATY disse...

tenho também este problema de mãos tremolas tenho 34 anos e começou o meu problema quando começei a trabalhar como telemarketing n a brasil center tudo tinha que ser muito rápido, sou ansiosa mas mesmo que esteja relaxada tremo as mãos e se estou nervosa piora muito não tenho coragem de tomar café em xícara pequena sinto que as pessoas notam e também notei minha letra está mudando parece que estou mais insegura me ajudem

Admin disse...

Cara eu tenho a mesma coisa ,pelo meenos eu acho que é a mesma coisa ,eu trabalhava em uma empresa e não dava tempo de tiras carteira ai resolvi sair da empresa pra fazer isso e fui fazer oteste psicotecnico ai minha mão esstava tão tremula cara que eu passei a maior vergonha tava tremendo muito mesmo ,eu perdi 113 reais depois disso desisti de tiras minha carteira velho .

Admin disse...

eu vou te falar eu passo é vergonha com isso vei tenho 20 anos sempre que seguro algo a pessoa pergunta pq estou tremmendo eu nem sei explicar o pq.

Unknown disse...

ola pessoal sou mais uma pessoa com este problema tao chato.vejo que a maioria das pessoas sao pessoas formdas, mas eu nem consigo estudar.

liliam disse...

olá gente me chamo lilian e tenho 24 anos, tbm tenho esse problema quando vou assinar um documento começo a tremer e passo a maior vergonha e se eu ver q a pessoa ta me olhando tremo mais ainda,eu não aguento mais esse problema por causa dele deixei de estudar,de casar e de fazer varias coisas na vida inclusive trabalhar só por medo de ter q escrever algumas coisa na frente dos outros. Hoje tenho um companheiro muito bom comigo mais ele não sabe desse meu problema não tenho coragem de contar pra ele,mais ele vai abrir uma loja e quer q eu vou trabalhar com ele e só de pensar começo a ficar nervosa e tremer é muito triste essa coisa tenho vontade as vezes de morrer só para não passar por isso nunca mais.

Unknown disse...

Eu, também tenho esse problema desde a minha infancia, e por incrivel que possa parecer a minha mãe nunca se inportou, ela achava que era pq eu era muito tímida.
O tempo foi passaando e cada dia eu pioro mais, não consigo escrever com ninguem me olhando ate mesmo assinar um documento pra mim e muita tortura, nunca tive coragem de procurar um médico, pq eu tinha medo e vergonha de falar sobre o meu problema, mas agora vejo que muitas pessoas tbm tem o mesmo problema e vou procurar um medico para me ajudar, pois deixo de fazer muitas coisas por causa disso, pra mim e muito vergonhoso e sofrido, gostaria muito de conversar com outras pessoas que tbm tem o mesmo problema.

Caruê disse...

Oi, eu possuo esse tremor embora ele não afete a escrita enquanto o meu braço esta apoiado. Tenho 22 anos curso Química e geralmente sofro um pouco para pipetar e usar a pera, não uso remédios e temo que isso se agrave. O meu Pai também possui e por incrível que pareça é um exímio pintor, ele é a prova de que podemos fazer qualquer coisa.
O único remédio que eu conheço é a calma com muita calma ela reduz significativamente os tremores. Existe algum exercício ou algo além daquele remédio cheio de efeitos colaterais?
Email: WWW.caruecabral@gmail.com

Caruê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ha e verdade ese ploblema so acontece quando fazemos coisas que agente vai fazer pela primeira vz

Pcrduran disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pcrduran disse...

Oi, meu nome é Paulo, tenho 40 anos e sinto tremedeira em minha mão direta a 2 anos, meu neuro diagonisticou como mau de parkson, mas oq eu acho estranho é que a tremedeira só acontece em cituações em que meu ritmo cardiaco aumenta, ou seja, quando tenho q fazer um esforço fisico ou quando estou sobre pressão. pcrduran@msn.com

Pcrduran disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi, tenho 20 anos e curso Engenharia Civil! Minha tremedeira acontece apenas nas mãos e se mostrou mais presente por volta dos 17 ou 18 anos!
Fui a um neurologista, fiz eletroencefalograma e o médico percebeu algumas alterações! Me passou um remédio que até agora não vi resultado! O problema não me atrapalha, mas tenho medo de piorar! Porém às vezes passo alguns constrangimentos na frente das pessoas, como ao final de um exercício físico e depois bebo um copo d'água! Todos percebem e perguntam se estou nervosa e tals... isso sim acho chato! Tenho pra mim que seja algo genético, pois todas as minhas irmãs possuem o mesmo problema com as mesmas características! Quem souber de novidades compartilha aê...

CassianoUS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CassianoUS disse...

Olá! Meu nome é Guilherme, tenho 19 anos e acredito ter algo parecido com isso, mas não a mesma coisa. O que acontece comigo é que quando vou escrever na frente de alguém minhas mãos tremem bastante e meu coração dispara. Acho que isso começou na adolescencia, mas com o tempo tem se agravado. Acredito que seja algo relacionado ao coração, mas não tem cmo saber. Gostei muito do blog e fiquei extremamente surpreso com o número de pessoas que também passam por isso.
Quem quiser conversar, pode me mandar um e-mail cassiano.guilherme@gmail.com

Unknown disse...

Olá
Minha mãe sofre deste problema desde os 14 anos de idade, hoje ela tem 68 anos e já bem agravada a situação.
Nunca fez nenhum diagnostico, mas diz ela que uma determinada medica afirmou que ela tinha Parkinson, eu ainda duvido, conhecendo minha mãe, acredito que seja ansiedade ou até mesmo sindrome do panico tbm.
Ela tem mts dificuldades, confesso que chega a me dar nervoso quando a vejo tentar assinar algo, porque ela naum consegue, td treme na mão dela.
e hoje a boca e a cabeça tbm treme, e ela naum tem mt equilibrio, diz sentir fraqueza nas pernas.
Mas segundo ela, ela se assegura no Parkinson mesmo nunca ter feito nenhum exame mais profundo.
Ma tbm connhecendo como a conheço, tbm posso afirmar que isso td =vem de um estado psicologico mt grande de agressividade.
Insegurança, falta de carater, e sempre se fazer de vitima em todas as situações, chego a pensar que ela usa esta tremedeira para livrar ela de mts coisas q ela faz de errado...

Unknown disse...

Eu tenho tambem esse problema estou hoje com 35 anos e convivo co isso a 15 anos meu e-mail e jedson10@gmail.com ja procurei te tudo e nada.

Roger disse...

Pessoal, eu sei exatamente o que vocês sentem. É uma sensação horrível de pavor quando sei que terei que assinar meu nome em alguma folha de presença de prova de concursos, renovar carteira, enfim, quando tenho que escrever em geral e, principalmente em público. Tenho sentido que está cada vez pior. Já fiz alguns processos mencionados por algumas pessoas como ir a neurologistas, fazer eletroencefalograma, tomar remédios como Citoneurim 5000, etc
Achei que era só comigo,mas vejo que vocês tem o mesmo problema. Será que existe alguma solução?
rogersalg@yahoo.com.br

Unknown disse...

entaom ,ando teno muuito desconforto na ora de escreve ow as vezes de fazer certas coisas no dia a dia,tipo ,quando vou escrever me sinto meio ancioso ,nervosoo e começo a nao da por conta de escrever com uma letra mais nitida ,o que me tem deixado muuito procupado ,quero consequi melhorar ,mas nao sei ao certto o que procura ,se alquem tive uma dica a quem devo procura ,que me ajudem preciso ver logo o que e isso =\ lukinhafborge@hotmail.com esse e meu email e ao mesm, tempo msn .. caso tive alquem interessado a me ajudaa ficarei grato :) abraçooo galeraa

Unknown disse...

ola,sou josy tenho 18 anos e tenho tremedeira nas maos,o que vem a ser isso???tem cura???

Claudinei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudinei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudinei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MaryePablo@hotmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MaryePablo@hotmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MaryePablo@hotmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MaryePablo@hotmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LEANDRO disse...

Sou policial militar e na hora de escrever meu nome tb começo atremer,se tenho que falar em público tremo e suo.quando tenho que fazer treinamento de tiro então tremo bastante e isso me atrabalha.Será que podem me ajudar?

leandrozacharia@gmail.com

LEANDRO disse...

sou policial militar e na hora de meu treinamento as mãos tremem e fico nervoso e sinto ansiedade tb se puderem me ajudar aagradeço.
leandrozacharia@gmail.com

Unknown disse...

poxa tb gostei muito quando encontrei esse blog. Tenho 31 anos e sofro de tremores quando vou assinar meu nome, ler na frente de outras pessoas, mas a cada dia procuro me esforçar mais. O melhor caminho q encontrei é Jesus nosso Salvador. Toco no ministério de música de uma igreja e canto tb. Fico nervoso e trêmulo, mas depois passa, conforme o tempo e a concentração. Em relação a assinatura, sofro demais.... Principalmente onde trabalho, férias; cartão de ponto... Tem dias que ando tão deprimido que sinto vontade de beber e e estravasar, mas Jesus já me libertou desse vício, pois quando eu bebia tremia mais ainda... Que bom compartilhar isso com vocês!!!!!!!!!! Força pessoal. Emerson-Ananíndeua-Pa e_mail x-ir-tam@hotmail.com

elizabeth disse...

Tenho 56 anos e sofre de tremores essenciais desde os doze ou treze anos, quando estou em grupo ou pessoa ao meu redor ou numa discussão boba, fico tremendo dos pés a cabeça, dentista é um tormento, pois meus lábios ficam tremendo o tempo todo, dificultando o trabalho do médico, provas ou testes, falar em público nem pensar e o pior é que as pessaos ficam perguntando o tempo todo, tá nervosa? Na vida profissional é horrível, pois parece insegurança e fraqueza. Há pouco tempo descobri por uma neurologista que eu tinha os tais tremores essencias, que passou com primidon, melhorou muito, mas tem os efeitos colaterais.

Elias disse...

ola amigo tbm sofro desse problema, passei muita vergonha já por causa das tremedeiras, descobri que tinha esse problema no psicologico da policia militar,fui reprovado por causa disso era meu sonho ser policial, depois disso piorou muito hoje tenho tremedeiras na hora de escrever em publico, tenho caimbras na hora de andar em publico, isso é muito constrangedor não consigo nem fazer sexo mais, nunca tive esse tipo de problema na hora H não consigo, estou ficando cada vez pior nunca falei isso com ninguem me faço de forte, não sei se procuro um neurologista ou um psicologo, tenho 22 anos, se alguem tiver uma maneira de me ajudar por favor me manda uma e-mail, obrigado pessoal, eliasgar2010@hotmail.com.

Anônimo disse...

Oi gente, é isso mesmo, é o que tem pra gente !!Todos seres humanos possuem limitações, por menores ou maiores que sejam, mas o jeito é aceitar a vida como ela é, pois se o problema não tem cura, tentemos amenizá-los ! Vamos atrás do melhor tratamento, pois devemos ser felizes!Mas o caminho da tristeza só piora as coisas e também essa tal de fobia social temos que analizar se a culpa dela não é nossa, pois pessoas com dificuldades não podem guardar rancor! Bom ás vezes eu penso nesse tal de Deus- dizem que cada pessoa nasce com uma cruz pra carregar, eu aceito a minha . Ás vezes eu penso : como eu seria se não tivesse essa limitação, se não passasse por isso e tivesse nascido "normal" ?Eu sinto que eu seria bem ruizinha! rancoroza!vingativa ! e muito ambiciosa!Digo isso porque esses sentimentos estão dentro de mim, mas eu ignoro-os.Eu prefiro a paz e amor .Meu nome é Elaine , tenho 30 anos , duas filhas maravilhosas, o meu casamento tem altos e baixos, mas o mais importante que é o amor recíproco eu tenho. Bom, nunca consultei nenhum médico, nem fiz uso de remédios- apesar de tremer muito e ainda tenho aquele olhos que ficam tremendo-Conselho, finja que está tudo bem, viva a vida, chore, chingue , brigue e depois perdoe, dê-se o direito de errar , depois peça perdão.Só não esqueça de amar e muito todos os dias , alegria,tenha, e seja feliz, pois você é perfeito!

Camila disse...

Boa tarde! Tenho esse problema também, me perturba desde SEMPRE. Noto que meu irmão também tem, gostaria muito de poder ao menos "acalmar" isso, é muitas vezes constrangedor.

MUITO obrigada.

mylynha689@hotmail.com

Dan Ferreira disse...

Olá pessoal eu tambem tenho esse maldito problema quando vou assinar na frentes de outras pessoas não consigo e muito constrangedor perdir varios emprego por causa dessa doênça sem cura quandoo estou com medo ou ansioso eles aumentam mais quando não estou na frente de ninguem e tudo muito normal não sei o que fazer..

Daniel Artillo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Artillo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jeison disse...

boa noite meu nome é jeison tenho 29 anos e sofro de tremores nas maos desde pequeno. Tento controlar mas tem dias que fica mais intencificados esses tremores e gostaria de saber de tratamentos pra essa meu probelma... se alguem souber de algum tipo de tratametno ou remedio me adiciona no msn ou me manda um email jeisonscheidt@hotmail.com

Anônimo disse...

olá meu nome é clarice tenho 34 , sou auxiliar de enfermagem e estou com esse mesmo problema de tremores nas mãos toda vez que faço um procedimento principalmente na hora de puncionar uma veia gostaria desaber se isso tem aguma soluçao estou ficando desesperada por favor me ajude...meu email é alvesclarice@gmail.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

olá meu nome é clarice tenho 34anos , sou auxiliar de enfermagem e estou com esse mesmo problema de tremores nas mãos toda vez que faço um procedimento principalmente na hora de puncionar uma veia gostaria desaber se isso tem aguma soluçao estou ficando desesperada por favor me ajude...meu email é alvesclarice59@gmail.com

Any disse...

Olá pessoal,
Me chamo Aniele tenho 23 anos, e também tenho esse problema é muito constrangedor, pois tudo que vou fazer me tremo.O único médico que procurei foi o Neurologista, mas me disse que era estresse.
As vezes deixo de comer ou beber algo que me oferecem para aquela famosa pergunta não surgir. Por que você treme? Você tem Mal de Parkinson? E isso não é legal.Pra quem pergunta é engraçado, mas pra mim não.
Hoje faço faculdade de pedagogia, toda vez que tem apresentação de grupo faço de tudo para não ter que ir apresentar, pois diante do nervoso de ver todos olhando para mim até minha voz treme, eu sei que preciso mim acustumar, afinal pretendo ser professora.
Meu e-mail é aniele_souza18@hotmail.com

gabriel rodrigues gomes disse...

Tremodez de pequeno , acho que seja pq eu nasci de 7 meses , mais com o dia dia ele soh piora minha letra ta orrivel meu pai e piscologo diz que emocional , eu tomei um remedio acalmante natural de ervas melhoraram muito minha tremedera

paulovargas disse...

Boa Noite a Todos.

Estava pesquisando a respeito e me identifiquei muito com os seus relatos.
Hote tenho 22 anos, e sofro muito quando tenho que escrever na frente das pessoas, sou auditor e escrevo o dia todos e principalemnte na frente dos clientes e isso me atrapaçha demais.
As vezes vou comer algo e acabo passando vergonha e não consigo. A unica vez que procurei um médico o mesmo disse que não tinha nenhum porblema e me encaminhou a um psiocologo, mas acabei por não seguir o tratamento.

Fico sem saber o que fazer, você pode por favor me ajudar? paulovargasneto@hotmail.com .... c puder me manda uma e-mail, assim posso ver como faço para tentar melhorar isso.

Abs.

paulovargas disse...

Boa Noite a Todos.

Estava pesquisando a respeito e me identifiquei muito com os seus relatos.
Hote tenho 22 anos, e sofro muito quando tenho que escrever na frente das pessoas, sou auditor e escrevo o dia todo e principalmente na frente dos clientes e isso me atrapalha demais.
As vezes vou comer algo e acabo passando vergonha e não consigo. A unica vez que procurei um médico o mesmo disse que não tinha nenhum problema e me encaminhou a um psiocologo, mas acabei por não seguir o tratamento.

Fico sem saber o que fazer, você pode por favor me ajudar? paulovargasneto@hotmail.com .... c puder me manda uma e-mail, assim posso ver como faço para tentar melhorar isso.

Abs.

Suzy disse...

Suzy

Oi pessoal,tambem sofro de tremedeira,deis de pequena minha letra e tremula,quando vou fazer algo novo e principalmete na frente de outras pessoas ataca a tremedeira,fora as pessoas que ficam reparando nisso é muito chato isso!
suzy_rdo@hotmail.com

Digo disse...

Me chamo Rodrigo, tenho 25 anos e passo pro esse problema desde que eu tinha 14 anos. Hoje resolvi procurar uma solução ao meu problema e achei esse blog.
Eu li bem atento o relato de todos.
Tenho a mesma dificuldade, é uma batalha escrever na frente de outras pessoas, ate mesmo em um jantar em familia fico triste por passar por tal situação, deixo de fazer muitas coisas que gosto para evitar perguntas e onstrangimento. Pois sempre que acontece esses tremores fortes, que me impedem de fazer coisas simples como assinar uma folha, me sinto a pior pessoa do mundo. Hoje percebi que muitas pessoas passam pelo mesmo problema, e gostaria de trocar experiencias caso alguem descobriu uma forma de melhorar ou pelo menos amenizar o problema, acredito que um ajudando ao outro,logo iremos ter uma vida melhor e voltaremos a sentir gosto de fazer coisas que tanto gostamos sem medo do que falar.
Abraço a Todos! meu email digo.campos85@gmail.com

Vida disse...

Olá! Estou muito feliz de ter encontrado este blog onde encontro pessoas com um problema que pensava que apenas eu tinha. Sou Educadora e esse problema está me causando muitos constrangimentos no trabalho. Estou fazendo tratamento psicológico e tomando medicamentos, mas não está resolvendo.
Espero respostas.
Abraços!

thiago-19-sp disse...

eu tenho medo de não me curar disso, já tentei de tudo, e nada.
isso ta me atrapalhando demais, eu to ficando doente com isso.
Não consigo escrever na frente de ninguém...
já nem me lembro de muitas palavras, só por não estar escrevendo a tempos.
quero, e sonho com um emprego bom,e que eu sinta orgulho de mim mesmo.
o tempo ta passando já estou com 19 anos e sofro demais com essa doença. tenho medo até de procurar um emprego, e não conseguir nem assinar a carta de admissão.
meu e-mail: thiago-19-sp@hotmail.com
um abração a todos, e que Deus ajude todos nós!

Carlos disse...

Olá sofro do mesmo problema que a maioria aqui, não procurei um medico ainda mas procurarei.

carlos_juniorjr@hotmail.com

Gabriela disse...

Eu tenho esse mesmo problema...Eu tenho 18 anos e desde que me entendo por gente tenho esses tremores nas mãos, não posso assinar nada perto de pessoas, não posso pegar objeto nenhum das mãaos das outras pessoas, eu não sei o que faço, as vezes penso até em morrer, isso é um castigo, porque eu tenho isso? Porque nem todas as pessoas tem?
Perguntas que não tem respostas!!!

Willian disse...

Nossa incrivel como tem gente com o mesmo problema que eu, pensei que averia poucos...
pois bem eu quando faço intrevista e tranquilo mais quando vou aprender a fazer algo novo no trabalho tremo todo fico nervoso de mais...se alguem poder ajuda.
msn:l.p.will@hotmail.com

luh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luh disse...

Meus Deus! ja passei por varios constrangimentos por motivos desse problema,mas nunca tive coragem de procurar ajuda,e pesquisando na net encontreii sei blogger se poder,me fala mais.. sobre o problema ... bjãoo

Maycon [Jesus é a Solução] disse...

Eu tenho 14 anos,moro em PE,e tenho mãos tremulas tbm,antes eu so´tinha qd ia apresentar um trabalho na escola ou falava em público.De umas semanas para cá vem aumentando bastante,estou nas escola e fico me tremendo,ñ consigo escrever direito e coisas pequenas qd seguro é cm se tivesse um motor dentro de mim.
É constrangedor,as pessoas acham q é insegurança ou vergonha,no meu caso é um pouko de vergonha,+ ñ tenho tanta,pois leio na sala normal.
Quero dizer para todos aki,que a cura é apenas uma,''Jesus Cristo'',ele é a cura,é ele q vai curar eu,vc e tds estas pessoas q sofrem disso,entreguem vossas vidas á ele,pois ele é a solução.
Jesus te amo,tu vai me curar,pois''Tudo Posso Naquele que Me Fortalece''Felipensenses 3:13
É mt dificíl + cm Jesus se torma facíl,e além do + isso é passageiro na Glória não haverá nd disso.

ad disse...

tenho 15 anos e tenho isso, não tinha antes comecei a perceber isso a pouco tempo, na escola eu fico escrevendo tremendo mais mesmo assim minha letra sai bonita não concigo nem ler pra turma quando a professora pede pra eu ler alguma coisa eu dou alguma desculpa pra não ler, sei que é dificil conviver com isso mais parece que não tem cura, mais eu sou guerreiro de fé e sei que deus pode afjudar.
força pra voces que tem esse problema tambem.

bruno disse...

ola,tenho 21 anos e tambem sinto com esse tremor nas mãos.vou a uma lanchonete,nao posso beber nada,nao consigo segurar o copo.se tiver digitando e alguem olhar pra minhas mãos,tenho que parar pois não sai nada.gostaria de saber de pessoas q tem o mesmo q eu o método mais eficás de combater essa maldita tremedeira,obrigado.(bpvilaca@gmail.com)

Sweet Dreams disse...

Olá, não sei se estou errada, mas não seria importante discernir se isto é mesmo tremor essencial (postura,a mãotreme mesmo quando vc esta sozinho escrevendo ou fazendo outra coisa) ou fobia social (a mão so treme quando tem olhos em cima de vc olhando vc escrever e executar atividade smanuais em publico?

JUNIOR disse...

OI SOU JUNIOR DE (RONDONIA)TENHO ESTES MESMO PROBLEMA NA MÃO DIREITA E UM POUCO MENOS NA ESQUERDA....TENHO 23 ANOS E SOFRO COM ISTO DESDE OS 8 ANOS NUNCA CONSEGUI CURA SE ALGUEM SOUBER ME AVISE (JUNITODEMELLO@GMAIL.COM)

Andrea Conceição disse...

oi,tenho 30 anos e sofro desse problema já não me lembro a quanto tempo.só sei que está aumentando a cada dia mais...não só minhas mãos tremem, maís as vezes o corpo todo e até a cabeça.sou muito anciosa, tremo, suo demais nas mãos e pés, ultimamente já acordo toda trêmula.para estudar é um horror....quando a professora me pergunta alguma coisa o coração dispara e fico vermelha. não aquento mais esses transtornos, que acho não tem razão para ter. até quando vou a manicure é terrivel...
se alguém quiser me adcionar para falar sobre isso, meu e-mail é: a-bsc@hotmail.com

Margonsil disse...

Olá! Sou sempre fui uma pessoa muito tímida, quieta e solitária. Até meus 23 anos eu não tinha este problema de tremer quando escrevia na presença de alguém, dos 24 anos em diante é que desencadeou este problema, hoje tenho 37 anos e o problema continua por mais que tento me manter confortável não consigo controlar os tremores. Hoje em dia nem cheque faço mais. Procurei tratamento e não adiantou... O que fazer???

fabio disse...

Oi, eu tenho 17 anos e tenho o mesmo problema e gostaria de resolve-lo antes que tenha problemas dos vários citados pelos amigos acima, se alguém tiver alguma solução postem aqui...
ajudará bastante muitas pessoas!

Anônimo disse...

Eu já tinha da-do uma solução, apesar de não tirar totalmente o tremor, mas alivia muito. É tomando 1comp de Sedoxil juntamente com outro Inderal 10mg. Abraço

nana disse...

sofro com este problema tambem. ja faz uns 5 anos, é muito dificil para quem passa por isso e muito constrangedor.O pior é que tem gente que acha que é frescura, estou tomando medicamentos controlados para sindrome do panico mas nao adiantou nada ate agora tremo sempre que vou escrever diante de outras pessoAs..se alguem souber de algo que melhore que possa me ajudar. e se eu melhorar voltarei a escrever para passar o nome dos remedios,

Glaucio disse...

Glaucio,
Olá amigos, lendos todos esses comentários me identifiquei bastante com cada um de vocês, pois sofro muito com este problemas, alías desde dos 7 anos que sofre deste mau que me peresegue até os dias de hoje. Tenho 35 anos atualmente, no meu trabalho é essencial que escreva, pois trabalho no gerenciamento de um órgão público na minha cidade. Queria agradecer ao criador deste espaço pois é importante a troca de experiência para que uma dia que saber curarmos deste mau. meu glaucioazul@hotmail.com

Hylverlando disse...

Olá, gostaria de receber informações. Identifiquei-me bastante com o seu relato, no que puder me ajudar ficarei grato!
hylverlando@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi, meu nome e Jessica , eu tenho 20 anos e também tremo do nada, quando eu pego algum objeto fico tremendo ,todos olham p mim e quando eu estou nervosa a tremedeira aumenta cada vez mais,alem das mãos o corpo também treme. Se alguém puder me ajudar, por favor entre em contato comigo - email:jessicagouvea.rwp@gmail.com

Xandy disse...

Nossa quem diria isso é mais comum do que eu imaginei,tenho 29 anos e tremo desde o ensino fundamental, já passei por diversas situações constrangedoras e até engraçadas, mas apesar disso minha caligrafia é bonita, toco violão e desenho bem,só quando afasto a ponta da caneta do papel que se v o quanto que estou tremendo e a tremedeira varia assim como a de vc´s quando estou nervoso, ansioso ou em alguma atividade agitada. Sempre escuto alguma piada mas isso nunca me impediu de fazer o que eu estou com vontade, nunca procurei um médico, talvez por pensar que é problema de nervo ou psicologico e eles me derem remédios fortes e pensarem que sou maluco, rsrsrsrs. Mas é isso aí, vida que segue e sejam felizes.
flykenver@ig.com.br

Fernandes disse...

Gente!!!!!!! impressionante, achava que era que só eu, o meu caso parece ser mais grave que de todos. Não consigo assinar um cheque, até mesmo em casa, sozinho. Quando vou comprar com cheque, já levo assinados, mas essa semana, mesmo preenchendo em casa, tive que rasgar 06 folhas, pois a assinatura saiu trêmula em todas, quase desisto, fico morrendo de medo do cheque voltar..............

burn66 disse...

tenho esse problema estou me tratando com um psicologo mais um psiquiatra e não adianta o tremor vem e devasta nossas vidas .ninguem sabe mais penso em me matar não quero viver assim ja tirou tudo de mim eu era musico desenhista e acabou.tenho que trabalhar em trabalho pesado para me esconder .o preconceito e grande .mas valeu achar voces

Ferreira disse...

tenho apenas 17 anos e lendo o blog vi que não era só eu com esse problema .Eu sonho em fazer arquitetura, desenho muito bem , mas tenho as mãos trêmulas e em uma prova prática para ingresso na faculdade tive muitas dificuldades e com o norvosismo não consegui , blog muito bom sanei algumas dúvidas e agora estou mais encaminhado .Obrigado

marcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcia disse...

amigos,também tenho esse problema,quando eu fico ansiosa começo a tremer da cabeça aos pés,
quando penso que tenho que falar em público começa me da um frio ,e meu coração começa a dispar,minha perna treme de um tanto que não consigo ficar em pé..mas nunca fui ao médico isso só estar piorando.entre contado comigo..

marcia_ximiguinha@hotmail.com

Samira disse...

Ola,também tenho esse problema,tremo muito quando tenho q falar ou apresentar algo na frente de outras pessoas,é muito difícil pra mim,as vezes tenho que apresentar algum trabalho,fico muito nervosa minhas mãos tremem ,mimha voz também meu coração dispara,não consigo me controlar!acho que preciso de ajuda,mas ainda não falei pra ninguém,elas percebem,mais acham que não é nada que é porque sou tímida,eu realmente sou,mais não é apenas isso.Entre em contato comigo pelo meu e-mail:
samira_macie20@hotmail.com

141607 disse...

meu nome é josi e eu tiver varias crisses de epilepicia e agora eu tremo muito nao sem oque fazer eu estou trabalhando e meu labios tremem e minhas mao e td mas oque eu faço um abraçao

frank762 disse...

Eu me chamo Frank e tambem tenho esse problema.Principalmente as segundas feiras e em dias pos feriados.Ela vem acompanhada de muito suor e calor intenso.Acho que preciso parar de beber...

ig disse...

Robson
Ola amigos eu tambem sofro com este problema ja perdi muitas oportunidades por causa de minhas maos tremulas. tenho muita dificuldade de escrever na frete de outras pessoas.
Se alguem sober alguma coisa que possa nos ajudar entre em cotato.
Eu tenho isso desde 22 anos hoje tenho 42 meu imail. robsonmcordeiro@ig.com.br valeu pelo blog.

Matematicos disse...

poxa, sua historia er iguazinha a minha, tenho 15 anos, eu sofro muito com isso, em casos de cursos publicos dias de prova assinar uma lista na presença de alguns alunos e do fiscal de prova er chato e constragedor, o coraçao dispara e er muito dificil conseguir assinar meu proprio nome, minha carteira de identidade foi muito dificil de assinar, quanto mais minha vida fika exposta ao mundo fiko mais exposto a esse tipo de coisa, fiko muitoo ancioso e nervoso na presença de pessoas piora bastante, copos de plastico pra min sao problemas, akles copinhos de cafe que exige delicadesa nao consigo pegar na frente de outra pessoas sem esse tremor absurdo er chato no colegio passo a mesma situaçao que voce, apresentar trablhos segurando um papel e ficam aquelas risades me constrangem bastante, cada vez fik mais dificil se vcoe podesse entrar em contato comigo por favor preciso de alguem que me entenda como me sinto: meu msn : andre_stabile@hotmail.com me adicione todos aqueles que tem o mesmo problema que eu por favor

TALIA ARRUDA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bruxo disse...

kkk,é uma situação muito desconfortavél quando as pessoas percebem q tenho tremores nas mãos,comecei a reparar q tinha isso quando era muleque q estava jogando dominó com os amigos e quando ai por a peça tremia minha mão.já fiz exames de sangue de ressonancia magnetica do cranio e ta tudo normal,mais sempre q fico ansioso ou nervoso minhas mãos tremem,em situações novas é pior.não gosto de fazer o exame do detran pois o pmk tem q ter as mãos firmes ainda mais o psicologo fica olhando ai pronto é q tremo msm.não uso remedios pois os efeitos colaterais vão ser piores,sendo assim procuro me controlar respirar bem fundo e manter a calma,posso conviver com isso tem gente a convive com coisas piores não vai ser tremor q vai mexer com meu psicologico,abraço a todos.

fagner disse...

Tenho 17 anos, antes eu não tinha essas tremedeiras, mas, nos últimos 3 anos venho tendo, principalmente na mão esquerda, mas sou destro, acredito que tenham sido por causa do computador, pois realmente o PC causa tremedeiras quando ficamos muito tempo, mas não descarto que seja um problema causado por outras circunstâncias. Além da tremedeira eu também tenho às vezes dificuldade para falar (me enrolo um pouco), mas, acredito que estas tremedeiras podem pelo menos diminuir em mim, pois quando fico várias horas sem mecher no PC eu me sinto melhor, tremo menos e quase nem me enrolo pra falar ou não me enrolo nem um pouco. TV, PC, Video-game, ler demais, entre outras coisas que forçam as vistas e o cérebro provocam treme-treme.

Vand disse...

olá amigo
tenho tremor desde criança no corpo todo mais principalmente nas mãos,e vou fazer 18 anos dia 20 agora,falo para os meus pais me levaram ao médico mais eles pouco se lixam...eu sofro muito também com isso é uma coisa muito irritante,até porque eu toko guitarra e isso atrapalha demais mesmo´,já pensei em desistir várias vezes por causa disso.

Vand disse...

olá amigo!
tenho tremor desde criança no corpo todo e principalmente nas mãos,vou fazer 18 anos e ainda tenho isso...é muito irritante,odiante e td q é de raiva isso mesmo até porque eu toko guitarra e isso atrapalha muito,já pensei em desistir diversas vezes mais ainda não desisti porque toko a muito tempo ai é uma coisa muito difícil de se decidir.

Delano disse...

Olá, eu tenho possuo esse problema tbm.. + ainda possuo 20 anos e são muito intensos.. queria poder conversar com um de vocês... aí vai meu e-mail: kelvin-ke@hotmail.com
obrigado e abraços !

Anônimo disse...

Fernando Mateos
ola eu pensei que só eu tinha isto, quando eu era jovem escrevia mas a letra saia feia mas dava para ler,em 1976 passei no concurso publico aos 18 anos la tinha que fazer o relatório com letra de forma,menos mau passou o tempo sofri um acidente em serviço com a viatura,fiquei mais de 2 anos internado neste meio termo casei namorava por carta normal dava para ler,passou uns 10 anos com uns 28 anos aposentei por deficiência física durante este tempo quando escrevia a caneta batia no papel como pica pau o tempo passou foi piorando antes dava ler HOJE EU NÃO ENTENDO NEM O QUE ESCREVO SÓ MINHA ESPOSA CONSEGUE TRADUZIR, hoje tenho 54 anos preciso segurar a mão direita com a esquerda para escrever máximo umas 2 linhas presto exame para direito tipo teste,quando chega na redação ai começa o meu martírio REPROVO,NÃO DA NEM PARA DECIFRAR SE ALGUEM PERGUNTAR ALEGO QUE SOFRI UM ACIDENTE, levo na esportiva nunca desanimei,UNS 6 MESES para traz fui em médica psicologa e me encaminhou para outra médica nutróloga e receitou PASSIFLORA E HIPERICUM EM CAPSULA AS MEDIDAS VOCÊ TERÁ QUE IR NO SEU MÉDICO E FAÇO OPERAÇÃO ESPIRITUAL MELHOREI UNS 30 porcento em menos de 2 meses após o tratamento vou tentar a faculdade de novo desistir nunca tentar sempre, nós temos este pequeno defeito más muita gente não faz o que fazemos e muito menos o que temos em especial repara nisso.estou menhorando MEU MAIL antoniafernando@gmail.com

ju disse...

Olá eu sou a ju,e como a maioria achava que só eu tinha esse problema,sempre fui muito tímida,quando tinha uns 12 anos percebi que tinha algo errado,um dia antes de fazer minha primeira identidade,senti a necessidade de treinar a letra,pois queria que ficasse bem bonita,mas a mão tremia muito,pois já me imaginava assinando o documento,fiquei muito apreessiva,e no dia seguinte,foi até pior a letra saio horrível,desde então fiquei me policiando,na verdade isso é mais uma tortura,podem acreditar,tirando o meu título de eleitor que não senti que estava sendo observada o resto,a letra está péssima.Sem falar que a letra fica diferente dependendo do grau de nervosismo,passei por situações tão desagradavéis,como ter que voltar no banco pra assinar novamente um documento porque a letra não batia com a da identidade,a mão direita sempre treme quando tenho que assinar ou escrever qualquer coisa na frente de pessoas,isso é um verdadeiro tormento,quando comecei a trabalhar ficou ainda pior,se chega num ponto que é preciso se esconder como se fosse crime é difícil explicar,pois você fica alvo de piadas,eu me sinto fraca não da pra controlar,fiz terapia por causa de uma estafa fui afastada do trabalho,comentei com o médico o problema tomei muito remédio,mas disso não melhorei.Hoje com 24 anos,não tenho coragem de entrar numa sala pra fazer um concurso porque tenho vergonha de assinar meu próprio nome na lista de presença,isso é tão perturbador,pois muitos se preocupam com o grau de dificuldade da prova,eu já penso como poderia escrever o meu nome completo sem que alguém me pergunte se eu tô passando mal.É uma luta diária!ju_silva20@live.com

Hellenvimi disse...

Oi Pessoal, tenho dezessete anos, a minha tremedeira não é tão forte, fica mais atacada quando caminho, ou pratico qualquer exercício físico. Meu pai treme, meu irmão treme e eu também. Meu pai já foi ao médico, este o disse que a tremedeira vai acompanhá-lo até o fim da vida, que não tem cura. Não entendo, gostaria muito que tivesse cura...
Valeu por criarem o blog!

silas2rangel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
silas2rangel disse...

ola,eu também tenho esse problema e é terrível,quando eu uso forçar física eu começo a tremer não só a mão mais o corpo todo,e também como eu falo em publico piora mais ainda e não consigo me controla.por favor mim der uma solução silasmiL@hotmail.com

Pensieris disse...

Diouglas, primeiramente apreciaria lhe parabenizar pela brilhante iniciativa de construir este maravilhoso espaço de trocas de experiências e de história, não tenha dúvidas que este blog tem sido de fundamental importância para inúmeras pessoas. Eu, assim como muitos que postaram seus comentários aqui no blog também sofro do Tremor Essencial, e também como a maioria notei uma piora do meu grau nos últimos tempos, agudizado pelo estresse e pela ansiedade. Um fato que marcou o meu convívio com esta doença se deu no último exame de vestibular em que na 2ª etapa, minha mão tremia tanto que tive que segurar a mão direita com a esquerda para conseguir escrever, os examinadores desconfiaram que eu estava “colando” e me surpreenderam de uma maneira pouco convencional, o que piorou o meu quadro de fobia social. Por fim, gostaria de deixar meu e-mail para eventuais trocas de informações com qualquer interessado. Abraços, Lucas. (lucasrmartins@msn.com).

MARIA CLÁUDIA disse...

Olá amigos portadores de tremores, (viu deu rima) pelo que pude perceber sou uma das, ou a mais velha desses comentários e se cheguei até vcs é porque tenho as mãos tremulas até hoje e procuro ajuda. Meu caso não é diferente do criador desse blog só que naquela epoca de escola não existia bulling e eu era confundida com drogada, abstinencia de alcool e tudo que vcs possam imaginar. pois bem a minha vida foi e ainda é em torno desses tremores. Fiz magistério me formei em Pedagogia e sou professora já a 23 anos. Opa esqueci de colocar a minha idade sou uma jovem senhora de 47 anos gosto de tudo em mim mas não passa um dia dessa minha existencia que não amaldiçou os meus tremores, que não se preocupem com o tempo eles vão ficando "PIORES".Já fui desde neuro até centro espirita e continuo tremendo. A unica coisa que ameniza a minha ansiedade é tomar um alprazolan antes de provas e reuniões isso quando me avisam com antecedencia, agora quando me pegam de surpresa pago mico até hoje e olha que sou uma professora é como um médico ter que ser socorrido na hora que vê sangue no paciente. Na frente de pessoas que conheço não fico nervosa mas na frente de estranhos, aí o bicho pega, pra vcs terem uma idéia me casei no civil há 21anos atrás em dia de semana e meus padrinhos foram meus pais, mesmo assim tremi porque os padrinhos do meu marido foram os pais deles e eu não era Íntima dos dois, Vou me aposentar em breve e escreverei um livro sobre a minha vida e o meu companheiro inseparavel o Senhor Tremor. No último concurso que prestei fiz como um amigo desse blog segurei a mão direita com a esquerda para pintar as malditas bolinhas do gabarito, minha redação teve letra de criança com dislexia.Mas passei, uma coisa quero ddeixar aqui e agora é sério vcs são bem mais novos do que eu e não deixem de viver a vida por isso, paguem mico mas vivam tudo o que tiver que ser sempre com fé e coragem mesmo que ao chegar em casa se sinta uma BOSTA como muitas vezes me senti, mas sigam em frente existem coisas bem piores no mundo e não estamos sozinhos. abraços a todos.

ALESSANDRO ROBERTO disse...

Amigos como muitos já disseram é muito bom saber que não estou só no mundo com este problema. Hoje com 29 anos minha tremedeira parece ser genética, herdei de meu falecido pai que tremia muito, pois desde pequeno sofro com isso, até hoje isso é motivo de chacotas por alguns colegas do trabalho e da escola. O pior é que minha filha de 12 anos também tem o mesmo problema, herdou isso de mim. Sou um homem muito ansioso com tudo, extremamente nervoso, resumindo sou uma pilha de nervos, se vejo ou me deparo com algo injusto fico tenso, nervoso e mais trêmulo. Quando na academia fazendo exercícios de musculação com grande carga de pesos aí minha situação se agrava mais ainda, a impressão que dá é que quanto mais força eu fizer em qualquer situação meu estado piora, mas depois volta ao estado trêmulo normal que já tenho.
Vi vários relatos aqui que muitos procuraram especialistas e não resolveram, por isso tenho receio e medo de procurar um. Enfim, em minha opinião este mal que nos aflige tanto é um mal espiritual e que, somente com muita fé e oração é que Jesus nosso salvador nos curará.
Bom, é isso aí, minha história é esta! Caso alguém queira conversar mais sobre o assunto é só me escrever: alessandro.coringa@yahoo.com.br

Thaisetcetcetal disse...

Olá amigo! também sofro desse mal, tenho 19 anos eu sou uma pessoa extremamente ansiosa,diante de situações novas minhas mãos ficam muito trêmulas e eu morro de vergonha, por conta disso ja evitei diversas situações novas com receio de ser ridicularizada, vivo me escondendo rs e hoje faço psicoterapia pra tentar amenizar esses efeitos.Acredito que temos que aceitar nosso problema com certa normalidade,temos que banaliza-lo para que isso não tome conta da vida da gente e pra quem acredita ter fé que tudo vai dar certo e que a vida segue!

Ailton disse...

olá amigo, pensei que só era comigo, tenho esse problema. Em tempo de eleição já fiquei sem votar por varias vezes pra não ter que passar pela vergonha da mão trêmula.Sou funcionário publico e tô precisando fazer um empréstimo mais sei que vou tremer na hora de assinar. isso tá mim deixando louco. nunca procurei um especialista antes.mas notei que quando bebo bebida alcoólica eu consigo fazer tudo na frente de qualquer pessoa, como por exemplo colocar arroz no prato sem derramar no chão. coisa que eu não consigo fazer bom na frente de ninguém tenho que virá de costa pra ninguém ver. só que não dá pra viver assim. num banco, num cartório e etc não dá pra chega bêbado né verdade. então é isso aí, essa é minha vida com esse problema. abraço a todos e que Deus nos livre deste mal.

ailtonveras@live·com

Ronaldo disse...

Deste criança vi que tinha esse problemas e ao longo da minha vida isso me atrapalhou muito, tive problemas na escola no trabalho enfim na vida social...Exatamente como você descreveu,Evito escrever perto das pessoas e quando isso é necessário entro em pânico perco a coordenação enfim minha vida sempre foi um inferno...me ajudem por favor.
ronaldobaim@hotmail.com

Chalega disse...

Boa noite!

Em 2009 fui diagnosticado que tinha síndrome do panico.
Começou o meu calvário, Homeopatia,psicologo e psiquiatra hoje só passo pelo psiquiatra que me receita um dose de 0,25 mg de rivotril, 50 donarem e 20 mg zoxiplan depois disto sinto q muitas vezes minhas mãos ficam tremulas isto é normal???
gostaria de receber informações a respeito e se alguém tem alguma fórmula melhor que remédios!!!

cbn disse...

ola amigos tenho 28 anos e percebi esse mesmo problema qdo tinha 12 anos. foi a primeira vez q fui fazer uma atividade com grupos, depois dai sempre foi dificil fazer algo perto de outras pessoas qdo tem q movimentar as maos. faculdade foi um inferno a tremedeira. nunca fui em medico nem psicologos mais ja aconteceu vezes q consegui controlar o nervosismo como no tcc e nao tremi nada.em outras assinaturas como perante um juiz tbm nao. dai comecei a perceber q isso é muito psicologico. Devemos tentar encontrar em nos a coisa mais facil pois é de graça e a mais difil de se obter ao mesmo tempo. que é o controle da mente e do corpo. Procure um filme q chama o segredo da felicidade q talvez ajude a encontrala. isso tbm esta ligado a paz de espirito Deus ajuda e muito!!! nao parei de tremer em todos os casos mais em muitos to conseguindo. abraços a todos.
cbn_filial@hotmail.com

cbn disse...

esqueci de dizer q qdo bebia nao tremia nada. só sei q nao é por falta de alcooal q tremo pq começou qdo criança. Ai oq disse antes. CONTROLE SEUS NERVOS.

Julio Cezar disse...

Olá eu so de araraquara interior de sampa e eu vou fazer 21 anos e sofro muito com isso por eu ser novo eu descobri a doença pelo exame pscotecnico de habilitação....e a pscologa conseguiu mexer comigo e hoje tenho uma fobia imensa de exame pscologico
o duro que fiz uma entrevista em um emprego otimo passei em tudo e na hora do exame pscologico eu pedi para ir embora ae muito dificil na minha idade passar por essas coisas.......................mas isso vai mudar se deus quiser!!!!

Julio Cezar disse...

so que eu jah quando estou sozinho de boa eu faço desenhos impecaveis ate caricaturas!!!!!

Renan disse...

olla , nossa ! eu tenho 20 anos e a ja faz uns 4 anos q tenho tremores nas mãos.. não é exagerado . Porém as vezes é constrangedor ... na hora de comer , na hora de tirar a comida.. muitos ficam me olhando e me perguntam se estou pansando mau ! Mas sempre estou bem , porém minhas mãos começam a tremer do nada . existe algo q eu faça pra isso parar ou diminuir ?? renanfc1992@hotmail.com

Anônimo disse...

olá tenho 20 anos
e essa manha minha mão esquerda começou a tremer muito
uma coisa incontrolavel
alguem pode me dar alguma informaçao
por favor!!
devo procurar algum médico qual?

Anônimo disse...

meu email é
kamillynha_scaldaferri@hotmail.com

Valéria Siqueira disse...

Olá, companheiros(as)!
Estava navegando na net e me deparo com este blog do Diouglas, que achei interessantíssimo.
Fiquei surpresa ao ver a quantidade de pessoas que sofrem de T.E. Sempre pensamos que somos os únicos, não é mesmo?
Minha história não é diferente das muitas que li aqui... Tremo desde que me entendo por gente, herança de minha mãe. Meu tremor não é tão forte como o das mãos do vídeo postado, mas o suficiente para me deixar envergonhada.
E é muito real, a tremedeira em si não é o pior, mas sim as pessoas olhando e se perguntando "por que você está nervosa"... Ah! Se eles soubessem como ajudariam se não o fizessem!
Recebi o diagnóstico de T.E. aos 23 anos. Nunca fui atrás antes disso, pois sabia que era algo hereditário. Mas quando um médico olha pra você e diz que não há causa para seu mal, não há cura e não há tratamento que atenue os efeitos... você fica em choque .Pra finalizar ele disse : tome uma cerveja, talvez ajude.
Vim pra casa triste, mas com um só pensamento: agora é encarar o problema.
Só me restava tomar uma atitude positiva! Aceitar minha limitação e conviver com ela. Já que eu não podia impedir que me observassem, eu achei interessante passar a "observar o observador". Quando vejo alguém olhando minhas mãos eu digo: Não repare não. Não estou tremendo pela minha timidez, eu tenho tredemeira essencial.
Geralmente as pessoas dizem : é , eu notei mesmo ... Aí me dão espaço para falar sobre o problema. O que é mil vezes melhor do que tentar escondê-lo.
Aliás, o que me motivou a escrever aqui foi justamente ter lido os outros comentários, de pessoas que escondem a T.E.( como se fosse possível), que se envergonham, que pensam em suicídio...
Hey !!! Já pararam e olharam ao redor? Já se deram conta das milhares de pessoas a nossa volta que vivem sem os membros? Sem visão? Sem a fala ?... Enfim, nosso problema é muito pequeno se comparado ao de pessoas que nem ao menos tem mãos para tremer.
Claro que não é algo de se orgulhar, ser portador de T.E. Porém gosto de pensar que ter esse problema me faz uma pessoa mais disciplinada. Como calculo bem meus movimentos, não sou estabanada e não saio tropeçando por aí rsrs. Além de ser uma pessoa mais sensível ao que acontece ao meu redor por ter a prática de observar as coisas. Esses são só detalhes.
Prefiro ver da seguinte forma : ser trêmula não é meu problema, é minha solução.
E não pensem que deixo de tomar um café pelo fato da xícara ser pequena ... seguro-a com as duas mãos! Nem ligo se me acham estranha, mas não vou deixar de tomar meu café rsrs.
Espero ter ajudado e fico à disposição caso queiram me add para trocar experiências (vava.siqueira@hotmail.com).
Abraços a todos!

Camila disse...

Assim como vcs tenho o mesmo problema, já passei por alguns médicos mas estes me encaminha pra um e pra outro, mas nunca levei adiante porque isso cansa, mas estou pensando em retomar as consultas pelo menos para ter um diagnóstico concreto. Tem dias que minhas mãos não tremem tanto que nem dá para perceber, mas em compensação em outros dias...Procuro levar na esportiva mas tem dias que num dá trabalho como o público, e tem pessoas que se aproveitam da situação para montar em cima achando que estou nervosa, ou então me tratam como coitadinha, para almoçar em restaurante não é todos os dias, e aquele copinho de café sempre troco pelo de água, foi uma alternativa que encontrei,e pra cantar na Igreja então...rs, sem contar que ja não passei em entrevista de emprego justamente por isso.Assim como a nossa colega acima Valeria, é estes tipos de comentários e atitudes que chateiam. Fico pensando daqui a alguns anos quando eu me formar em Direito, como será num tribunal por exemplo rs. camilamolina5@hotmail.com

prisca disse...

Olá tenho isso há muitos anos acho que desd os meus 10 anos mas nunca me preocupei tanto como agora, hj com 27anos esta ficando pior, as x quando estou nervosa perto de outras pessoas ate para tirar fotos meus labios queixos tudo treme não consigo me conter, estou querendo proucurar um especialista mas ate agora não sabia qual por favor me add meu email priscilamagalhaescosta@hotmail.com um abraço

prisca disse...

vc poderia me add gostaria de saber de algumas coisas . meu email ai postagem anterior bjs obgrigada

@Victtor.Marinho disse...

- Victor Marinho
Também tenho esse problema com as Mãos' tenho 15 Anos e que controlar esse problema o mais rapido possivel!
minha caligrafia piorou de uns 3 anos pra cá; e já ouvi muitas reclamaçoes de professores:/ me adc no seu email- (joaomarinho_14@hotmail.com) e me envie menssagens que possa me ajudar? Obrigado a Todos!

яσgεя¡σ disse...

Nossa que bom achar esse blog , li todos os comentarios ...
Tenho 15 anos de idade sofro com esses mesmos problemas , quando vou beijar alguma garota e eu fico um pouco nervoso já começo a tremer iqual doido entre meus amigos eles me chama de "vara verde" por tremer, ishe imagina na hora de escrever na frente de alguem ishe viro motivo de chacota , então assim eu fico revoltado eu procuro saber mais em alguns sites dizem que não tem cura eu to indgnado e peloamor de deus tem que ter alguma cura para isso! Eu choro de raiva que quando eu mais precisso de ficar com as mãos quietes elas não ficão :@

MSN : rogerio@stronda.com

entre em contato por favor !

Licia disse...

Oi gente,comecei a ficar com pânico de assinar meu nome, já adulta, eu sempre fui muito tímida e ficava um pouco nervosa dentro da normalidade, depois apareceu esse tremor mais forte, minha mãe e meu irmão tem o mesmo problema, mas já amenizou, espero que aconteça o mesmo comigo e com todos vocês aqui. Tenho 32 anos, sou professora de geografia, dou minhas aulas normalmente, consigo escrever,sou segura diante dos meus alunos, ainda bem que isso não atrapalha meu trabalho, detectei um aluno meu com esse problema ao fazer uma correção no quadro... claro que o tirei daquela situação... realmente não estamos sozinhos com esse problema. Sinto que esse problema amplia seu medo, ficamos nervosos para uma série de atividades, mas temos que procurar meios de tornar nossa vida menos difícil, já faço algumas coisas que nosso colega do blog sugere, como usar uma assinatura simples, ah! amo os cartões com chip rs, não podemos nos achar incapazes, limitar nossa vida por conta desse problema, é difícil, eu sei, mas a gente consegue, minha luta agora é pra tirar minha CH, sei que vou conseguir, voltarei para falar do meu sucesso, se Deus quiser. Beijos queridos. Lícia

CARLA disse...

Estou chocada com a quantidade de pessoas que tem as mãos trêmulas, como eu, me sentia um ser anormal. Mas agora vejo que isso é uma doença terrível que aflige muitas pessoas, também passei por muitas situações difíceis, constrangedoras e a sensação é horivel.Tenho esse problema deste a adolescência, mas acho que começou mesmo na infância quando na segunda série a professora exigiu o cabeçalho de maneira brusca e eu fiquei muito nervosa para escrever e aí começou sem que percebe-se e foi se agravando. Sou formada em Pedagogia agora imaginem uma Pedagoga que tem medo de escrever na frente dos outros? Na faculdade uma vez a professora de Psicologia falou na turma que tinha uma pessoa que tinha que melhorar a letra que como poderia chamar atenção dos alunos um professora com letra feia, eu sabia que esse comentário era pra mim fiquei arrasada. Pessoal apesar de ser muito difícil conviver com esse problema não podemos perder a esperança e fé pois existe um Deus que deu seu filho amado Jesus Cristo para morrer na cruz e levar todas as nossas enfermidades. Portanto não vamos aceitar essa maldição em nossas vidas, somos capazes inteligentes, não podemos parar as nossas vidas, temos que crer em Jesus PEDINDO QUE NOS CURE.

mario colares disse...

Caros, incrivel é encontrar inúmeras pessoas com mesmo problema, quando pensamos que somos únicos.
Meu problema é ainda mais agressivo, em reuniões, em cursos, eu tremo demais a cabeça. Muito constrangedor mesmo.
Por favor, se alguém tiver uma luz, uma solução, oriente-nos por favor.

Felicidades a todos,

leticia mayrink disse...

:( é péssimo ter essa sensação, também passo por isso mas não me dou bem com essa situação, eu não aceito e quero resolver isso o mais rápido possível, já estou com esse tremor faz mais de 2 anos.Não aguento mais

Leandro disse...

poderia me explicar o que é e quais os principais sintomas,se puder envie para reap.sete@gmail.com,eu agradece,não sei ao certo se tenho,nunca fui ao médico,Leandro.

danyelle disse...

poxa queria muito uma ajuda minha filha esta com isso maos tremulas
ea so tem 22 anos j foi ao medico ele diss que iso nao tem cura eh verdade sera que iso tem have co estresse nnervo essas coisas fiko preoculpada com isso era que vc poderia me ajudar.. me falando mais sobre isso... pofavor mande para meu e-mail.. (dinauria_silva_souza@hotmail.com).. ficarei grada desde ja um abraço..

caio disse...

eu tenho isso,as vezes n consigo comer direito,quando tomo caldinho de feijao,so consigo pegar a azeitona.piora quando to na frente de outras pessoa,meus amigos ja me colocaram varios apelidos,como seu Pedro da novelakkkkk.Mas aprendi a conviver com isso.vivo numa boa!

Jaqueline da Silva disse...

Olá! Também passo pela mesma situação que vocês. Tremo as mão em algumas situações. No meu caso é pior, pois sempre sonhei em fazer enfermagem.E apesar de tremer as mão, na hora de aplicar injeção- minhas mão são leves e ninguém reclama de dor. Mesmo assim isso me angustia muito. Abraços!

milagre do amor disse...

Ola, também sinto tremores na mão e no corpo faço acompanhamento com psicologo para tratar de ansiedade, mas não vejo resultado me sinto constrangida quando vou come na frentes da pessoas a colher fica tremendo e não consigo ter nenhum tipo de relacionamento por vergonha fico achando que ninguém vai quer te algo comigo devido esse problema ai fico depressiva.Infelizmente não consigo conviver com isso s alguém poder me ajudar agradeço.Bjs!!!

Vitor disse...

Tenho 49 anos e desde que me conheço tremo das mãos. Á momentos que levanto uma ligeira brisa á minha volta. Se me encomoda? Sim. Mas nunca me impediu de fazer o que seja. Quando as pessoas notam na minha tremideira levam logo para o campo das doenças degenerativas, tenho de explicar que sempre foi assim e é um problema de fabrico, mas sempre a sorrir. Não fazia ideia que havia tanta gente com este problema, pensava que era eu e os velhinhos com as trimideiras. Pela minha vivencia evitem os cafes, controlem a ansiedade sem recorrer ás pastilhas, façam desporto com entensidade moderada e tentem sempre manterem-se calmas, respirem profundamente nos momentos mais tensos. Sejam felizes.

anderson silva disse...

oi tenho 16 anos e sofro a dois com esse problema.Ja sofri muito com a exigencia dos meus pais e dos professores pela minha calegrafia e vejo que ela vem piorando, vc pode me dar uma dica quanto a isso?Me escreva deehsilvaofc1@gmail.com

cristovao disse...

Ola amigos eu pensei q igual a eu eram poucos, mas pesquisando sobre meu problema encontrei vcs, eu tenho esse problema desde os 13 anos hj estou com 16 e no colegio nos lugares q eu vou meus colegas me esculhambam me chamando de "mal de parksso", "tremedeira" e etc... fico muito triste por chegar pra assinar em algum lugar e nao conseguir :´(

Jorge Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amandafr disse...

oi tambem tenho esse problema quando vou fazer apresentar trabralo na escola é muito chato ,e tambem quando me encontro em novas situaçoes acredito que seja ansiedade,estou melhorando com alprazolan,ja tentou ?
BJUUS BOA SORTE

leni moreira disse...

me sinto muito mal ser assim todos me zoam até crianças de 5 anos repara Le_moreira25@hotmail.com

leni moreira disse...

me sinto mal por ser assim até crianças de 5 anos reparam q eu tremo

luiz disse...

Hola pessoal, eu também tenho esse problema, qualquer tarefa q eu vá realizar com as mãos elas ficam tremulas, agora q eu estou na faculdade isso ta me prejudicando muito. se vcs puderem me mandar um email. Luiz_gustavo.dc@hotmail.com

Ilza disse...

Olá pessoal, jamais imaginei que existisse tantas pessoas que sofrem dessa tremedeira, hoje pude compreender algumas coisas que acontecem comigo, e percebo o agravamento a cada dia, sempre levei na brincadeira, na esportiva os amigos dizem: é falta de cachaca, e sempre respondo:ainda consigo fazer um traco reto,nunca me importei ,ate que um dia fiz a unha de uma amiga e ela me disse: voce faz muito bem, mas essa sua tremedeira enche o saco, me senti mau, enquanto era so pra mim, nao havia grandes problemas, jamais imaginei que ja estava ao ponto de incomodar as pessoas, me disseram para tomar proponolol, mas pelos depoimentos eu vi que nao resolve muito. No proximo mes farei uma prova muito importante e hoje na previa eu nem conseguia escrever, preciso fazer anotacoes muito rapido e sinto uma dificuldade enorme, quem puder me mandar dicas segue o contato: ilza_henriques@hotmail.com
Abracos

Eric disse...

Olá,
Minha experiência nesse assunto é de sentir na pele tudo isso assim como muitos de vocês, desde que me entendo por gente eu tenho tremores nas mãos e aprendi a conviver com isso enfrentando algumas dificuldades do dia a dia, já vivi diversas situações de sentir dificuldades de fazer coisas muito simples na presença de outras pessoas e sei que o motivo principal disso é a falta de concentração causada pela preocupação de ser observado. Exames psicotécnicos sempre foram obstáculos para os meus objetivos, eu perdi vagas de emprego por causa disso certas vezes, e também para tirar carteira eu tive que repetir o exame, eu sou completamente contra esse tipo de avaliação porque eu sou muito seguro no volante ao contrario do que me foi resultado na época. Houve um tempo na minha vida que eu tinha perdido completamente o meu tremor nas mão, esse período durou uns 4 meses mais ou menos, eu estava me sentindo muito bem, o ponto de ignição para que isso acontecesse na época foi um pau que tomei no psicotécnico para uma sonhada vaga de emprego, depois desse dia eu passei um tempo de reflexão, tive um quadro depressivo controlável e reagi, eu comecei a ligar o foda-se para as coisas e não estava me importando com nada, apensas com o presente, tinha perdido completamente a ansiedade e a preocupação com as pessoas, foi um período diferente até começar a repensar, e repensar e voltar a fazer planos e sentir os efeitos de novo, descobri que musculação e uma forte alimentação ajudam demais a reduzir os efeitos mas a chave mesmo é controlar os anseios através da mente, e isso ninguém pode fazer pela gente, se não nos mesmos, e algumas porradas da vida as vezes ajudam a nos mostrar que não somos ninguém se não buscarmos Deus acima de todas as coisas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gente Não Sei Oque Eu tenho começou domingo passado dia 6, falei para minhas amigas que ia sair da igreja, só que a noite eu fui e Deus usou uma serva dele tremendamente pra falar comigo desse dia em diante passei a ter tremedeira dentro da igreja nao consigo ficar mais queta no banco é uma sensação muito ruim de fikar sentindo tremores mais isso só acontece quando estou na igreja acho que é porque eu falei que ia sair da igreja peço a ajuda de vocês se quiserem escrever pra mim este é meu email:jackellyne.vieira162@hotmail.com
Abraços

norma disse...

olá,tenho 34 anos e a mais ou menos 3anos comecei com esses tremores, só que comigo só acontece quando tenho que assinar ou escrever algo perto de outras pessoas começo a tremer sem parar e acaba saindo tudo torto, hoje dia 11/05/2012 teve uma comemoração dos dia das mães na escola da minha filha, tive que assinar o livro de presença dos responsáveis quando fui assinar tremi tanto que na hora de escrever o nome da minha filha eu escrevi tudo errado, estou arrasada, pensando em varias bobagens, não aceito isso nunca fui assim, essa limitação esta acabando comigo, quero voltar a ser como eu era antes (segura de mim). alguém te uma dica para meu problema? já que comigo os tremores só acontecem quando tenho que assinar algo na presença de outras pessoas, em casa escrevo muito e é tudo tranquilo. socorro!!!!!!!!!!!!!

evinh@ disse...

oi primeiro parabéns pelo blog me ajuda muito quando da minhas crise sempre abro e leio pq quando minhas mãos tremem me sinto envergonhada triste um ser de outro mundo ,quando as pessoas percebem piora tento esconder o máximo, ficam brincando e falam que pode ser parkinson pesquisei muito tenho medo antes acontecia sempre quando estava com vergonha perto de um chefe nervosa agora percebo que ate fazendo tarefa domesticas estão acontencendo é terrivél saber q não podemos controlar nossas própria mãos fui ao médico mas ele não deu muito bola ainda brincou que era da idade isso pq tenho 30 anos vendo seu blog consigo percebe que tem muita gente nesse conflito abraço

Alberto disse...

Gente, eu tambem tenho esse problema de tremor nas mãos, mas no meu caso é quando tenho que assinar alguma coisa na frente dos outros, parece que vou infartar, me dá um desespero, calmante não rsolve muito, eu destesto bebida, mas dá vontade de tomar uma pinga pra ver se melhora, dia de fazer concurso então, dia de eleição, eu sofro demais com vergonha............

Luciana Neves disse...

Olá pessoal, tenho 31 anos e tb sofro de tremores nas mãos, sou muito tímida, insegura e ansiosa, acredito que seja por isso. Detesto pessoas me olhando, teve uma eleição que tremi muito na hora de assinar, que vergonha, evito sair de casa. Sinto muita vergonha de falar em público tb, no meu último emprego eu pedi as contas pq na hora da reunião a gente tinha que falar sobre as vendas do mês, o pior é que não tenho coragem de falar isso pra ninguém. O que eu faço?
luciana.luciana.neves@gmail.com

Anônimo disse...

Tenho 25 anos, e sofro com isso desde criança, estado de pânico ou alerta, QI acima do normal. Controle a ansiedade, relaxe as mãos respire fundo e suave, em segundos estará melhor. Espero que ajude =]

Pedro Gonçalves disse...

Boa noite! Identifico-me com quase tudo aquilo que vocês falam aqui. Tenho 30 anos e luto contra isto ha anos. Já em pequenino tremia das maos. Lembro-me vagamente que um primeiro comentário foi de uma professora da primária. Na altura era criança nao ligava muito. Com o tempo fui ganhando consciência até porque as pessoas faziam questão de ma alertar: "estás a tremer tanto! Estás bem? Sofres de parkinson? etc etc.. sentia-me mt mal até que começaram as alcunhas, com isso veio o bullying... vivi um inferno! Com tudo isso creio q desenvolvi fobia. Não consigo escrever com pessoas perto, tem dias que nem comer. Entro em stress extremo. Já perdi várias oportunidades de emprego, minha vida nao anda pa frente. psicólogos, psiquiatras, neurologista. Nada adiantou. A unica coisa que me consegue por melhor são 2comprimidos de inderal e um copo de vinho. Já experimentei 3 vzs antes de umas entrevistas de emprego e resultou. Mas me sinto mt mal, eu nunca bebi álcool na vida.. . Mas no desespero já nao sei o que fazer. Resta-me continuar a lutar e encontrar o melhor caminho. Afinal de contas, desistir nao me serve de nada! Abraços e força a todos.
msn: pth-@hotmail.com

opus disse...

Tenho esse problema a muito tempo,desde quando fui tirar a reservista (foi um Terror)nem sempre tremo, apenas quando se trata de uma situação que a assinatura deve ser igual a da identidade, acho que acontece quando estou esperando, cresce uma ansiedade que nada que eu pense me desvia do daquele momento, é horrível. No dia-a-dia é normal assino perfeito,canhotos de cartão,fichas médicas etc.mas, quando tenho que renovar CNH, Identidade ou reconhecer firma, abrir conta bancária o pânico começa. descobri hoje que se trata de uma doença.Se alguém tem uma solução por favor me retornem falpe@ig.com.br

opus disse...

Tenho esse problema a muito tempo,desde quando fui tirar a reservista (foi um Terror)nem sempre tremo, apenas quando se trata de uma situação que a assinatura deve ser igual a da identidade, acho que acontece quando estou esperando, cresce uma ansiedade que nada que eu pense me desvia do daquele momento, é horrível. No dia-a-dia é normal assino perfeito,canhotos de cartão,fichas médicas etc.mas, quando tenho que renovar CNH, Identidade ou reconhecer firma, abrir conta bancária o pânico começa. descobri hoje que se trata de uma doença.Se alguém tem uma

Unknown disse...

Olá,parceiros!
Tenho 56 anos e convivo com o problema desde sempre. Já paguei os mesmos micos em termos de insegurança, vergonha e medo. O único aspecto em que me vejo um pouco diferente é por ter amenizado o meu problema com as mãos (hoje até que consigo assinar cheques, tomar café em público,fiz mestrado, etc). Mas, de uns 30 anos para cá também a minha cabeça treme e sempre me sinto como aqueles cachorrinhos de brinquedo que têm mola no lugar do pescoço. E, claro, tudo fica pior quando estou tensa, quando não quero deixar o problema evidente, etc. Passei por alguns médicos que também desconfiaram de dependência química, tique nervoso, etc. Porém, um clínico geral se interessou pelo meu caso, pesquisou e me veio com uma sugestão muito interessante: ele pediu que eu tentasse fazer uma dieta vegetariana durante um mês. Qual é o fundamento? Segundo ele, a proteína da carne lança amônia no sangue e essa amônia excita os terminais nervosos, provocando o tremor. Eu tentei e funcionou muito bem. Logo as pessoas começaram a comentar que mal percebiam o meu tremor. Essa dieta, juntamente com a RPG funcionaram muito bem para o tremor do meu pescoço. Atualmente, não levo a dieta à risca, porém, percebo que quando "piso na jaca" em uma churrascaria, logo o tremor fica mais forte.
Outra sugestão que eu gostaria de dar é a seguinte: comigo, o beta-bloqueador do tipo Inderal (propanolol) foi muito maléfico, pois comecei a manifestar asma. Como eu não sabia que o medicamento tinha esse efeito colateral, segui tomando durante anos até uma amiga me alertar sobre esse efeito do remédio. Depois que parei de tomá-lo, minha asma tem se manifestado muito pouco. Fui a um novo médico que então receitou Akineton, sobre o qual ainda não posso falar nada pois tomei apenas 10 comprimidos.
Então, é este o meu depoimento. Acho que ajuda muito as pessoas saberem que o nosso tremor não é apenas uma insegurança descomunal, mas um problema de metabolismo do nosso organismo. Seria interessante divulgar melhor o problema para que as pessoas não o encarem com preconceito.
Grande abraço a todos, muita força e fiquem em paz! Carinho da
Regina
reginamfferreira55@gmail.com

Unknown disse...

Olá,companheiros!
Com relação ao meu comentário de 30.05.2012, gostaria de acrescentar que a dieta pobre em proteínas tem funcionado para mim, o que não quer dizer que vá funcionar para todos que têm o TE. De qualquer forma, acho que vale a pena tentarem. Se não funcionar mesmo, pelo menos vocês terão se afastado da carne durante um mês. Creio que não é necessário ser um autêntico vegan. No meu caso, não consigo ficar longe de queijos, ovo e peixe. Frango, como uma vez por semana e carne vermelha, umas duas vezes por mês. Não fico 100% sem tremer, mas melhora muito. Pelo que tenho lido a respeito do TE, também ajuda muito dormir bem e diminuir o consumo de cafeína - outra coisa que eu não consigo eliminar totalmente.
E ao amigo blogger responsável por esta página, agradeço muito por abrir o coração e o espaço a este problema. Realmente ajuda muito sentir que não estamos sozinhos, principalmente quando - de acordo com as pesquisas que li - aproximadamente 220 pessoas entre 1000 manifestam o TE. Não é um número pequeno, convenhamos.
Tenham um ótimo fim de semana, com muita paz e alegria!
Regina
reginamfferreira55@gmail.com

Anônimo disse...

OLÁ PESSOAL MEU NOME É SINVAL ,PRIMEIRO LUGAR PARABENS AO AUTOR DESTE BLOG QUE TRAVÉS DOS DEPOIMENTOS VEM AJUDANDO A MUITAS PESSOAS A AMENIZAREM SUAS FOBIAS,QUERO DESTACAR QUE EXISTE UMA DIFRENÇA ENTRE TREMOR ESSENCIAL E TREMOR DE ANSIEDADE,E DIFERENTES FORMAS DE TRATAR,MAS VAMOS NOS CONCENTRAR NESTE MAL PSÍCOLÓGICO OS TREMORES DE ANSIEDADE QUE SÃO TREMORES CAUSADOS POR DISTURBIO PSICOLÓGICO,CUJO TRATAMENTO MAIS BEM ACEITO É UMA BOA ALIMENTAÇÃO EXERCÍCIOS FISICOS E ENFRENTAMENTO TIPO NÃO VOU DEIXAR QUE ISTO ME PRIVE DE SER FELIZ OU DE SER GENTE QUE É O QUE EU FAÇO,JA O TREMOR ESSENCIAL AQUELE QUE ACONTECE CONSTANTEMENTE INVOLUNTÁRIAMENTE INDEPENDENTE DE LOCAL,AMBIENTE,CLIMA OU PESSOAS ESTA SEMPRE OCORRENDO,ESTE SIM O PACIENTE PRECISA DE UMA ATENÇÃO ESPECIAL MÉDICA E NESTES CASOS O TRABALHO PSÍQUICO É SÓ PRA DEIXAR CLARO QUE VC O DEVE ENFRENTAR COM NATURALIDADE SE CASO FOR DIAGNOSTICADO A NÃO EXISTENCIA DE CURA,É IMPORTANTE RESSALTAR QUE NENHUMA PESSOA DEVE JAMAIS DEIXAR DE SER FELIZ NEM DE VIVER INTENSDAMENTE POR CAUSA DESTES PROBLEMAS,CADA UM TEM O SEU MAS POUCOS SÕ OS QUE TEM CORAGEM DE CONTAR OU ENFRENTA LOS.EU TAMBEM TENHO TREMORES CAUSADOS POR ANSIEDADE EM EXTREMO,PELOS QUAIS TREMO AO ASSINAR NA FRENTE DE PESSOAS,FALAR EM PÚBLICO,OU QUANDO FICO COM RAIVA E SE SOU PEGO DE SURPRESA EM DETERMINADO MOMENTO PARA FAZER DETERMINADAS COISAS MAIS SIMPLES POSSIVEIS ENTRO EM PÃNICO O CORAÇÃO COMEÇA A ACELERAR E AS MÃOS A TREMER E SUO FRIO A PRESSÃO CAI MAS COM ESFORÇO CONSIGO SUPERAR E NORMALIZO CINQUENTA POR CENTO DO PROBLEMA,MAS JA TENHO ENCONTRADO A CURA,E UMA DELAS A DE TER ENCONTRADO VCS E ESTE BLOG,NUNCA TOMAM REMÉDIOS CONTROLADOS POR CONTA PRÓPRIA OU NENHUM MEDICAMENTO CASEIRO SEM UMA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL,MAS DESDE JA VOLTO A FRISAR FAÇAM EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE COMAM BEM SAIM DIVIRTAM SE, VIVAM,AH E O MAIS IMPORTANTE CONVERSEM TODOS OS DIAS COM DEUS DESABAFEM COM ELE ELE É NOSSO MELHOR MÉDICO. UM ABRAÇO A TODOS. praxedice@hotmail.com

Anônimo disse...

VAMOS TORNAR PÚBLICO ESTE MAL SOCIAL A PONTO DE SER DIVULGADO ATÉ MESMO NA MÍDIA POIS SOMOS EM ALGUMAS VEZES RIDICULARIZADOS PELOS QUE SE ACHAM ACIMA DE NÓS MAS QUE NO FUNDO SÃO BEM MAIS PROBLEMÁTICOS,O PRECONCEITO É EM TODOS OS ASPECTOS É A PIOR DOENÇA QUE ALGUEM PÓDE TER E EM MUITAS PESSOAS NÃO TEM CURA. PARABENS ATODOS QUE PÁRTICIAPAM DESTYE BLOG VAMOS CRIAR UMA COMUNIDADE MUITA GENTE VAI SE RECUPERAR ATRAVÉS DA TERAPIA EM GRUPO E MUITOS VÃO DEIXAR DE TER MEDO DE SEREM FELIZES.

rosa disse...

Olá, tudo bem?. Estou desesperada pq minhas mãos tremem d+ quando vou escrever e trava também não consigo nem assinar meu nome, não sei o que fazer se alguém poder me ajudar, por favor eu preciso de ajuda.!!!!

lotario disse...

eu tenho esse plobema nao parao de tremer e quando tou cansado ai que o negocio pega se puder me ajudar ta aqui meu email lotharuchoa@hotmail.com

helen disse...

0lá!!eu sempre fui tremula,mas de uns tempo pra cá notei que aumentou,na verdade o que treme em mim é o meu polegar e assim tudo que seguro treme,e com isso eu acabo me limitando a muitas coisas como,comer em publico,servir as pessoas ,pegar em maquina fotografica nem pensar,assinar ,eu sei que em publico piora muito não consigo passar na auto escola é mt constrangedor,quando eu deito pareçe que tem um celular vibrando dentro de mim,será que tem tratamento ou só paliativo?vou continuar ligada em voces quem sabe alguém apareça com uma boa noticia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tenho o mesmo problema, qdo tenho q escrever em frente a alguém. me mandem email de como evitar este tipo de situação email: flaviowg380@hotmail.com

Unknown disse...

AI PESSOAL DÊ UMA LIDA NESTA PÁGINA DESTE SITE, PARA CASOS DE TREMORES LIGADO A ANSIEDADE, HÁ COMO CURAR E EM POUCO TEMPO PELO Q VI.

http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol32/n4/231.html

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
1000capas disse...

Olá, também tenho esse problema.Quanto vou escrever em algum processo celetivo minha letra fica muito ruim.Optei por letra de forma,pois me sinto melhor.Graças a deus que meu problema maior é com a mão esquerda ,se fosse com a direita seria mais complicado.
Até mesmo quando não estou nervoso sinto dificuldade em pegar objetos com a mão esquerda, por vergonha de alguem ver meu tremor.Algumas vezes quando falo em publico sinto minha boca tremer um pouco.Uma coisa é certa, temos que enfrentar esse problema com coragem e muita força ja passei por varias cituações e não vou desistir jamais, esse problema é pequeno,pois,vencemos a luta pela vida ao lado de milhões de espermatozóides!

1000capas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 392   Recentes› Mais recentes»